Topo

Após juiz aceitar denúncia, PT defende Vaccari: "Não participou de esquema"

Tesoureiro do PT, João Vaccari Neto - Sérgio Castro/Estadão Conteúdo
Tesoureiro do PT, João Vaccari Neto Imagem: Sérgio Castro/Estadão Conteúdo

Do UOL, em Brasília

23/03/2015 17h55

O PT (Partido dos Trabalhadores) voltou a defender, nesta segunda-feira (23), o tesoureiro da legenda, João Vaccari Neto, no mesmo dia em que o juiz federal Sérgio Moro aceitou denúncia contra o petista e outras 26 pessoas por corrupção no caso investigado pela operação Lava Jato. Segundo nota enviada pela Secretaria de Finanças do PT, Vaccari é inocente.

De acordo com denúncia feita pela Procuradoria da República, Vaccari se encontrava com o ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobras, Renato Duque, para acertar o “rateio” das propinas pagas por empreiteiras que mantinham contratos superfaturados com a estatal.

A nota enviada pelo PT afirma ainda que Vaccari Neto “não participou de nenhum esquema para recebimento de propina ou de recursos de origem ilegal destinados ao PT”. A nota continua dizendo que Vaccari não ocupava o cargo de tesoureiro do PT no período citado pelos procuradores federais.

Segundo a nota, Vaccari Neto “repudia” as referências feitas por delatores do esquema ao seu nome “pois as mesmas não correspondem à verdade”. O PT afirma que Vaccari Neto continuará à disposição das autoridades e que ele apresentará sua defesa “demonstrando que as acusações que pesam contra ele não são verdadeiras”.

A denúncia aceita por Moro contra Vaccari também transforma em réus Renato Duque, o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o ex-gerente executivo da estatal Pedro Barusco.