Topo

Petroleiros processam Costa e Barusco por dano moral

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

27/03/2015 18h38

Petroleiros ingressaram com a ação de danos morais coletivos na quarta-feira (25) e pedem R$ 1 milhão como indenização ao ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa e o ex-gerente de Serviços da empresa Pedro Barusco. A ação de responsabilidade civil foi protocolada pela FUP (Federação Única dos Petroleiros) e será analisada pela 11ª Vara Cível do Rio de Janeiro. O valor pedido é para cada dos ex-gestores.

Segundo a federação, o pedido é para responsabilizar os ex-funcionários por “danos causados às "honras pessoais" e ao "coletivo espírito de corpo" dos mais de 80 mil trabalhadores da Petrobras que estão na ativa e também milhares de aposentados que ajudaram a construir a empresa".

“O fato deles terem confessado que lesaram os cofres tem passado, à grande parcela da sociedade, a ideia de que na Petrobras é formada por um bando de ladrões, por uma quadrilha, e isso não é verdade. Até agora apenas duas pessoas que fizeram malfeito. Não podemos aceitar isso”, disse José Maria Rangel, presidente da FUP.

Ele diz que a ação foi motivada por conta de insinuações que os petroleiros vêm sendo alvo, com piadas e outros tipos de constrangimentos.

“Nos últimos tempos, as pessoas têm confundido os petroleiros com os envolvidos na Lava Jato. Eu mesmo já passei por esse constrangimento em Vitória (ES). Entrei num táxi, e o taxista perguntou se eu trabalhava na Petrobras. Aí disse que sim, e ele perguntou seu 'estava nessa Lava-Jato aí?” Isso é muto ruim, afirmou.

O UOL tentou contato, por telefone e por e-mail, com o escritório de advocacia dos dois ex-gestores da Petrobras, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

Campanha

Os petroleiros já haviam lançado, no fim de fevereiro, uma campanha intitulada “Defender o Brasil é defender a Petrobras”. O objetivo é esclarecer a população que os trabalhadores não devem ser penalizados por erros de seus ex-gestores.

A categoria luta contra o enfraquecimento da empresa e contra uma possível ideia de privatização. O lançamento da campanha, no dia 24 de fevereiro, contou com a presença do ex-presidente Lula.