Topo

Dirceu é internado em Brasília após se sentir mal

Ex-ministro José Dirceu - Joel Rodrigues/ Folhapress
Ex-ministro José Dirceu Imagem: Joel Rodrigues/ Folhapress

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

27/03/2015 17h34Atualizada em 27/03/2015 17h53

O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, 69, foi internado nesta sexta-feira (27) em um hospital de Brasília após sofrer um mal-estar.

Segundo o advogado do ex-ministro condenado no caso mensalão, José Luiz de Oliveira Lima, Dirceu teve um pico de pressão alta e passa por exames, mas ainda não há informações sobre o que teria acontecido com Dirceu. Uma das possibilidades seria a de que o ex-ministro teria tido um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

“Ele se sentiu mal. Teve um pico de pressão. Foi levado para um hospital e fez alguns exames. Agora, esses exames estão sendo refeitos, mas ainda não sabemos o que aconteceu. A assessoria deverá lançar uma nota sobre o estado de saúde dele”, disse o advogado José Luiz De Oliveira Lima.

O hospital em que o ex-ministro está internado não foi divulgado. 

Mais cedo, a assessoria de imprensa de Dirceu havia confirmado que o ex-ministro estava passando por exames de rotina, mas não confirmou que ele tivesse passado mal.

Dirceu foi considerado o principal articulador do esquema do mensalão, segundo o qual parlamentares e partidos recebiam dinheiro para apoiar votações de interesse do governo.

Ele foi condenado em 2012 por sua participação no esquema. Ele foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a sete anos e 11 meses de prisão pelo crime de corrupção ativa. Desde outubro de 2014, ele cumpria sua pena em regime de prisão domiciliar.

Além de ter sido condenado no julgamento do mensalão, Dirceu foi citado como um dos políticos que receberam propina de empreiteiros que participavam do esquema de superfaturamento de contratos junto à Petrobras investigado pela operação Lava Jato

Segundo o presidente da UTC, Ricardo Pessoa, disse que os pagamentos feitos à empresa de consultoria de Dirceu eram descontados das comissões que a empreiteira devia ao esquema.

Segundo relatório divulgado pela Justiça Federal do Paraná, Dirceu recebeu, entre 2006 e 2013, R$ 9,5 milhões em pagamentos feitos por empresas investigadas pela operação Lava Jato.