Topo

Trabalhadores vaiam e protestam contra Eduardo Cunha em Campo Grande

Luiz Felipe Fernandes

Do UOL, em Campo Grande

24/04/2015 10h46Atualizada em 24/04/2015 14h04

Cerca de 150 manifestantes ligados a sindicatos e à CUT (Central Única dos Trabalhadores) protestaram em frente à sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, na manhã desta sexta-feira (24), contra a visita do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O deputado está em Campo Grande para presidir mais uma sessão do programa Câmara Itinerante, que discute o pacto federativo e a reforma política.

Os manifestantes seguravam cartazes em que Cunha aparece como “inimigo número um da classe trabalhadora”. Eles vaiaram e gritaram palavras de ordem assim que os carros da comitiva oficial do deputado entraram na garagem do prédio.

"O deputado vem discutir uma reforma política que defende o financiamento empresarial das campanhas, que, no nosso ponto de vista, é uma corrupção institucionalizada", disse Elvio Marcos Vargas, presidente do Sindicato dos Eletricitários de Mato Grosso do Sul.

Outro ponto criticado pelos trabalhadores é o projeto de regulamentação da terceirização, aprovado na última quarta-feira (22) na Câmara dos Deputados. Parlamentares sul-mato-grossenses que apoiam o projeto também foram alvo dos protestos.

Cunha afirmou que as manifestações fazem parte da democracia, mas disse que a maioria da sociedade não concorda com esse tipo de movimento. "Não são 50 pessoas pagas pela CUT (...) que vão impedir que eu possa debater", rebateu Cunha.

Sobre a possibilidade de o projeto que regulamenta a terceirização ser engavetado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o deputado disse que espera bom senso do correligionário.

"Os trabalhadores vão ficar sem qualquer direito, sem qualquer regulamentação, então não decidir esse processo significa estar contra o trabalhador brasileiro".

Protestos

Manifestações contra o presidente da Câmara também ocorreram em eventos em São Paulo, João Pessoa e Porto Alegre. Na capital da Paraíba, Cunha chegou a ser impedido de falar pelos manifestantes.

Cunha também é alvo dos movimentos LGBT por defender projetos considerados conservadores.

De Campo Grande, o deputado segue viagem para Cuiabá, onde, pela tarde, visitará o Hospital do Câncer de Mato Grosso e também presidirá sessão itinerante.

O programa Câmara Itinerante realiza sessões em diferentes regiões do país. O objetivo é aproximar o legislativo federal e a população, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais.