Topo

Presidente da CPI diz que Petrobras "virou a página" e elogia diretores

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

27/04/2015 16h54

O presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), afirmou acreditar que a companhia "virou a página" após a descoberta de um esquema de corrupção envolvendo a estatal. A declaração foi feita ao fim de uma visita técnica à sede da companhia, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (27). Na última semana, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse o mesmo após a divulgação do balanço auditado.

"Nós acreditamos que sim [a Petrobras virou a página]. E foi isso que a CPI veio aqui conferir. Para nós, a visita foi muito produtiva. Foi uma reunião demorada, com todos os diretores, e foi nos garantido que a empresa, a partir desse novo modelo, terá tolerância zero com os funcionários que não venham a cumprir suas obrigações", disse Motta.

Segundo os parlamentares, o presidente Bendine não participou da visita por conta da "morte de um parente próximo".

O parlamentar elogiou a Diretoria de Governança e seus integrantes. "Muito foi debatido sobre a nova diretoria, que visa não só a punição e a fiscalização, mas também a prevenção para que esses desvios não voltem a acontecer. A diretoria informou que está elaborando um novo formato para que as contratações sejam feitas e que vai mudar todo o processo de auditagem, com transparência", afirmou.

"O que nós vimos da reunião é que temos uma diretoria muito preparada, que não se furtou a responder os nossos questionamentos", declarou o deputado.

Durante a visita, os parlamentares foram informados que a Petrobras entrou uma petição pedindo para atuar como agente de acusação nos processos contra Cerveró, Baiano e Youssef e nas ações contra os empreiteiros, que entrou no sistema na última sexta-feira (24). O juiz Sérgio Moro autorizou.

Hugo Motta disse receber a notícia "com muita alegria". "É uma garantia de que as pessoas que desviaram recursos da Petrobras irão responder com o seu patrimônio, devolvendo à empresa aquilo que foi desviado".

"Foi uma notícia muito feliz, que mostra a responsabilidade que a empresa tem não só com os seus acionistas, mas com a população brasileira."