Topo

Em livro, Mujica cita confissão de Lula sobre o mensalão

Encontro entre os ex-presidentes Lula e Mujica em fevereiro do ano passado - Ricardo Stuckert/Instituto Lula - 17.fev.2014
Encontro entre os ex-presidentes Lula e Mujica em fevereiro do ano passado Imagem: Ricardo Stuckert/Instituto Lula - 17.fev.2014

Do UOL, em São Paulo

08/05/2015 09h04Atualizada em 08/05/2015 11h31

Em um livro-reportagem sobre os cinco anos de governo de José Mujica, o ex-presidente do Uruguai cita comentários que teriam sido feitos por Luiz Inácio Lula da Silva sobre o mensalão. A informação é do jornal "O Globo".

"Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens [...] Essa era a única forma de governar o Brasil”, disse Lula, de acordo com relato de Mujica. A declaração foi dada, segundo a publicação, em uma reunião feita em Brasília nos primeiros meses de 2010.

Mujica - Reprodução - Reprodução
Capa do livro-reportagem sobre os cinco anos de governo de José Mujica, ex-presidente do Uruguai
Imagem: Reprodução

“Lula não é um corrupto como [Fernando] Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros. Mas viveu esse episódio [do mensalão] com angústia e um pouco de culpa”, afirma o ex-presidente uruguaio no livro.

A publicação "Una Oveja Negra al Poder" (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), lançada esta semana no Uruguai e sem previsão de edição no Brasil, é de autoria dos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, editor-geral e repórter da revista "Búsqueda", uma das mais respeitadas do país.

Procurado pela reportagem de "O Globo", o Instituto Lula informou que não teria “como encaminhar um comentário a essa hora”. A reportagem do UOL tenta contato com a entidade, mas ainda não obteve retorno.

Dilma

O livro revela que Mujica sempre viu Lula como um "padrinho" e que a proximidade entre os ex-presidentes era tamanha que o uruguaio “soube que Dilma seria a candidata [à Presidência] muito antes que isso se tornasse público”.

“[Mujica] entendeu perfeitamente essa jogada”, segundo os jornalistas. “Lula preferia ser o poder nas sombras e, depois do mensalão, não ficar exposto demais.”

De acordo com Andrés Danza, em entrevista ao "Globo", "Mujica vê Dilma como uma mulher executiva, que resolve tudo muito rápido. Como uma administradora melhor do que Lula, mas sem o carisma dele".