Topo

Primeiro-ministro chinês visita o Congresso Nacional

19.mai.2015 - Acompanhado por Dilma Rousseff, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, é cumprimentado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - Pedro Ladeira/Folhapress
19.mai.2015 - Acompanhado por Dilma Rousseff, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, é cumprimentado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Da Agência Brasil

19/05/2015 20h22

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, visitou nesta terça-feira (19) à tarde o Congresso Nacional, em Brasília, onde foi recebido pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e por líderes partidários e integrantes das mesas diretoras das duas casas legislativas.

Embora protocolar, a visita de Li Keqiang e da delegação chinesa serviu para troca de informações sobre o funcionamento do Parlamento.

O chefe do governo e empresários chineses reuniram-se com Renan e outros senadores no Salão Nobre do Senado e, em seguida, foram conduzidos por Calheiros até o plenário da Casa, onde cumprimentaram alguns senadores.

O presidente do Senado disse que a visita de Li Keqiang ao Brasil é “uma grande oportunidade para que avancemos nessa parceria estratégica”. Para Renan, todos sabem quanto é estratégico o relacionamento do Brasil com a China.

Após a visita ao Senado, o primeiro-ministro da República Popular da China e comitiva foram recebidos pelo presidente da Câmara. Cunha explicou o funcionamento do sistema político brasileiro e da representatividade da Câmara e do Senado. O deputado lembrou que recentemente o presidente da China visitou o Brasil e discursou no plenário da Câmara para todos os brasileiros.

Eduardo Cunha informou ao primeiro-ministro que visitou a China no ano passado e que  é importante a troca de relações comerciais e culturais entre chineses e brasileiros. “Temos certeza de que, no futuro, as relações Brasil e China serão aprofundadas. Ainda temos muita estrada a percorrer e a percorreremos juntos.”

O primeiro-ministro convidou e o presidente da Câmara aceitou voltar à China. Li Keqiang falou da satisfação em visitar a Câmara e transmitiu as saudações do presidente daquele país ao Congresso brasileiro.