Topo

Servidor diz que vai protestar em casamento de deputado que votou com Richa

Reprodução
Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

21/05/2015 21h22Atualizada em 22/05/2015 12h47

Tiago Amaral, 28, deverá se casar nesta sexta-feira (22) com a engenheira agrônoma Juliana Yagushi em uma cerimônia religiosa em uma igreja de Londrina (PR). Os noivos criaram um site especial em que divulgam detalhes da festa e um mural para receber mensagens de parabéns. O porém é que Amaral é deputado estadual do PSB e votou a favor dos ajustes no fundo previdenciário dos servidores estaduais propostos pelo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), no final de abril. A lei foi sancionada.

A mudança no fundo foi o estopim de uma crise entre professores grevistas do Estado e o governo Richa, culminando em 213 feridos durante um protesto em frente à Assembleia Legislativa, no último dia 29 de abril, quando a proposta foi aprovada. Em represália, várias pessoas que se identificam como professores e servidores estaduais deixaram mensagens com críticas e ofensas a Tiago Amaral no site do casamento do deputado e ameaçam até protestar no evento.

"Pois é, desde pequeno roubando pirulito dos amiguinhos da escola. Agora, aprendeu a roubar como os grandes!!!! Divida a festa conosco...tem dinheiro nosso aí!!!!", diz uma mensagem assinada por "Professor triste". "Rapaz, hoje eu sinto vergonha interna pela sua falta de noção como deputado no Paraná. (...) deixe de ser esse verme vendido que vem sendo na política... Aproveite a oportunidade e faça a diferença", afirmou outra mensagem.

Sobrou até para a noiva nas alfinetadas. "Juliana, sua linda... Jura que vai casar com esse aí? Se fez isso com os profissionais da educação, imagina a educação que dará aos teus filhos... Ainda dá tempo, até amanhã dá pra cair fora.....". "Ele foi capaz de trair seu povo, Juju. Você será a próxima, se é que já não foi! Quem avisa amigo é!".

A página traz ainda os pedidos de presentes de casamentos, fotos do casal, área para confirmação de presença e até o endereço da igreja onde Tiago e Juliana deverão se casar. Algumas das mensagens sugerem que os professores inconformados poderão "aparecer de penetra" para azedar a festa.

"Na hora que o padre perguntar se tem algo contra esse casamento, vai faltar tempo para todo mundo que meter a boca!", diz um "amigo da noiva". "Separa um pedaço grande do bolo para a população. Afinal, alguma compensação temos que ter depois de termos sido roubados. Se prepara, estamos chegando...", diz a "professora espancada". Os professores da rede estadual estão em greve desde 25 de abril.

Segundo informações de sites locais, o deputado já se casou no civil no final do mês passado, e só agora fará a cerimônia religiosa.

O UOL entrou em contato com a presidência do diretório regional do PSB, que não soube dar mais detalhes sobre o caso. O deputado Tiago Amaral não foi encontrado até o fechamento desta reportagem.

Além de Amaral, mais 30 deputados estaduais aprovaram a redação final do ajuste na Paranaprevidência, enquanto 19 votaram contra. 

Pela lei aprovada, cerca de 33,5 mil aposentados e pensionistas pagos com recursos do caixa do governo passarão a ser custeados pelo fundo previdenciário, que recebe dinheiro do Estado e dos servidores. Com isso, o Paraná espera economizar R$ 125 milhões por mês. O fundo tem atualmente R$ 8,5 bilhões.