Topo

Vereador leva pizzas em protesto contra prefeito de Santa Bárbara (SP)

22.mai.2015 - Vereador Wilson da Engenharia (PSDB-SP) leva pizzas ao plenário da câmara de vereadores de Santa Bárbara D"Oeste (SP) - Cláudio Mariano/Divulgação
22.mai.2015 - Vereador Wilson da Engenharia (PSDB-SP) leva pizzas ao plenário da câmara de vereadores de Santa Bárbara D'Oeste (SP) Imagem: Cláudio Mariano/Divulgação

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana

22/05/2015 18h27

Os vereadores de Santa Bárbara d'Oeste (SP) decidiram, em sessão realizada nesta sexta-feira (22), arquivar o pedido de cassação ao mandato do prefeito Denis Andia (PV). Mas o que marcou a sessão foi a presença de quase uma dezena de pizzas, levadas ao plenário pelo vereador Wilson de Araújo Rocha, o Wilson da Engenharia (PSDB), que votou a favor da cassação.

A decisão pela não cassação venceu por 16 votos a 2. Para Andia ser cassado, seria necessário o voto de pelo menos 13 dos 18 vereadores.

O pedido de cassação foi motivado por uma denúncia do advogado Marco Antonio Pizzolatto, morador da cidade, na qual afirma que Andia teria cometido uma infração político-administrativa ao não responder os requerimentos de informações aprovados pela Câmara. 

O advogado também relatou que Andia também teria procedido de modo incompatível com o decoro do cargo ao publicar um anúncio em um jornal da cidade no qual acusava os vereadores de perderem o prazo de votação de projetos importantes para a cidade. Os vereadores acataram a denúncia e abriram então uma comissão processante.

Para o cientista político Sérgio Grande, a questão, em um primeiro momento, parece uma "guerra de egos" entre a Câmara e o Executivo. "Acho complicado cassar um prefeito unicamente porque ele não responde requerimentos. A relação política entre os dois poderes tem que estar muito desgastada para uma iniciativa desse tipo prosperar", informa.

Ironia e pizzas

De forma irônica, Wilson da Engenharia negou que as pizzas que levou ao plenário tenham relação com o resultado da votação. "Eu achei que a sessão ia demorar  muito, resolvi trazer as pizzas para poder alimentar a mim e a meus colegas", disse. "Se a cassação do prefeito literalmente acabou em pizza, continuarei fiscalizando rigorosamente essa administração", disse.

Ele ressaltou ainda que acredita que seus pedidos não serão atendidos pelo governo depois da votação dessa sexta e que se sentiu traído pelos demais parlamentares. "No começo todos estão revoltados e querem justiça. Mas, na hora de fazer a justiça, os amigos abandonam o barco. Foi isso o que aconteceu hoje", disse.

Já Pizolatto informou que o julgamento da Câmara foi político, mas que todas as denúncias apresentadas por ele foram comprovadas. Ele também ressaltou que irá analisar a apuração dos vereadores para decidir se tomará outras medidas, como levar o caso ao Ministério Público.

"Quem diz que houve irregularidade não sou eu, mas sim a lei. Agora, o julgamento da Câmara foi político, e sobre um julgamento político não cabe a mim opinar", disse.

Outro lado

O prefeito, que acompanhou toda a sessão, comemorou a decisão e afirmou que sempre houve diálogo com o Legislativo, e que a prova disso era o voto da maioria. "Nós tivemos a oportunidade, ao longo desse tempo, de mostrar que estávamos corretos em nosso modo de agir", disse Andia, em entrevista coletiva concedida logo depois da votação. 

"Esse contexto todo serve para reforçar esse caráter de honestidade e respeito que todos temos uns pelo outros, mesmo com algumas divergências de ideias, que são benéficas na maioria das vezes",  ressaltou o prefeito.

Andia ainda rebateu, na coletiva, as criticas de que ele não seria humilde no trato com parlamentares. "Todos os vereadores são atendidos, a conversa sempre existiu e continua existindo. Uns me procuram mais e outros menos. Mas, mesmo que não consigamos atender todas as demandas, não significa que não atendemos os vereadores. Somos humanos e, por isso, passiveis de acertos e erros", ressaltou.