Topo

Deputado mineiro percorre 300 km por dia para ir à Assembleia

"Não fico sem ver minhas filhas e minha mulher", diz Avelar - Guilherme Morato/Divulgação
"Não fico sem ver minhas filhas e minha mulher", diz Avelar Imagem: Guilherme Morato/Divulgação

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

19/06/2015 13h48

Desde que foi empossado no início do ano para seu primeiro mandato como deputado estadual de Minas Gerais, o ex-vice-prefeito de Nova Serrana (125 km de Belo Horizonte) Fábio Avelar de Oliveira (PT do B), 43, percorre cerca de 300 km por dia para cumprir sua agenda política.

São quatro dias por semana, de segunda-feira a quinta-feira, o percurso que o parlamentar faz entre sua casa no bairro Nossa Senhora do Carmo, em Nova Serrana, e o bairro de Santo Agostinho, onde está instalada a sede do Legislativo na capital mineira.

"Já medi esse percurso: são 296 km, ida e volta, mas a gente sempre acaba andando mais”, afirma o deputado. O veículo é dirigido pelo motorista Gonçalves, funcionário do deputado.

A esposa Mary, 39, e as filhas, Iara, 12, e Letícia, 3, optaram por manter a residência da família em Nova Serrana e ao deputado não restou outra alternativa. “Não fico sem ver minhas filhas e minha mulher. Ninguém quis vir (para Belo Horizonte). Então, eu vou e volto, todo dia. Sou dos mais frequentes na Assembleia. Estive presente a quase todas reuniões, ordinárias e extraordinárias”, afirma o parlamentar.

São duas horas de viagem, para ir, e outras duas, “às vezes mais, por causa do horário”, para voltar para casa. Avelar sai às 6h de Nova Serra, chega à Assembleia por volta de 9h (às 11h, quanto o trânsito está ruim), e retorna para casa entre 20h e 21h. Ele explica que a esposa e as filhas não conhecem seu gabinete na Assembleia de Minas. “Nunca vieram, nem minha esposa. Mas ainda tem tempo: mais três anos e meio”.

Assembleia teve 150 reuniões este ano

Fábio José de Oliveira adotou o nome Avelar, após a expansão da Indústria de Calçados Avelar, criada por ele no início dos anos 1990, de porte médio, e com cem empregados nas linhas de produção atualmente.

“Não acompanho mais. Estou dedicado à política. Não sei quanto a fábrica está faturando ou a produção atual”, afirma.

Assim, explica o deputado, às segundas-feiras, ele transita pelos órgãos de governo em Belo Horizonte, estaduais e federais, e cumpre sua agenda de contatos. “Entre terça-feira e quinta-feira, me dedico totalmente à Assembleia”, afirma.

“Mas vou e volto pra casa. Não fico sem ver minhas meninas”.

Ele diz que a camionete que o transporta diariamente para Belo Horizonte é sua, mas que o combustível gasto nessas viagens é pago pela Assembleia de Minas Gerais.

De acordo com a prestação de contas do parlamentar à Assembleia, ele gastou R$ 2.576,79 com combustível em maio, despesa que é reembolsada pela Casa. Avelar está entre no grupo dos 20 deputados estaduais mineiros que tiveram gastos inferiores a R$ 3.000 na Casa.

Outros dois parlamentares não gastaram com o item e um não informou gastos com a verba indenizatória. A Casa tem 77 parlamentares.

“Gasto esse valor, e sei que sou também dos que gastam menos com combustível, embora faça essa viagem diariamente”, diz.

De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa, foram realizadas, até essa quinta-feira (18), 49 reuniões ordinárias e 101 reuniões extraordinárias. A assessoria não possui levantamento sobre a presença dos deputados a essas reuniões.

Os deputados mineiros, desde 2002, não recebem jetons por comparecimento às sessões da Casa.