Topo

Clima entre Dilma e Lula é bom e não há ruptura, diz Cardozo

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

23/06/2015 13h50

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou nesta terça-feira (23) que exista alguma ruptura entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff. “Absolutamente nenhuma [ruptura]. O clima da relação entre os dois sempre foi bom e vai continuar sendo bom. Ele [Lula] é indispensável para o nosso governo”, afirmou o ministro durante um seminário sobre a política nacional de drogas realizado no Ministério da Justiça, em Brasília.

A relação entre Lula e Dilma voltou a chamar atenção após uma série de críticas feitas pelo ex-presidente petista ao longo dos últimos dias em relação ao PT e ao governo de sua sucessora.

No último sábado (20), em um encontro com religiosos, Lula disse que a presidente Dilma estava "no volume morto”, fazendo uma comparação com a crise hídrica vivida pelo Estado de São Paulo.

“Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto e eu estou no volume morto”, disse Lula segundo conversa reproduzida pelo jornal “O Globo”.

Segundo assessores dilmistas, as críticas de Lula são uma tentativa de se desvincular da imagem de Dilma, que enfrenta baixa popularidade. Segundo o Instituto Datafolha, apenas 10% dos entrevistados consideravam o governo da petista “bom ou ótimo”. Ainda de acordo com a pesquisa, 65% dos entrevistavam avaliavam o governo Dilma como “ruim ou péssimo”.

Ontem, Lula voltou a tecer críticas, desta vez ao PT. Segundo ele, o partido “perdeu a utopia” e parte de seus integrantes só estariam pensando em “cargos” e em serem “eleitos”. 

Para o ministro José Eduardo Cardozo, a atual presidente e seu antecessor mantêm uma relação de diálogo.

“O presidente Lula e a presidente Dilma têm uma relação muito boa. Dialogam sempre, o que não exime a possibilidade de qualquer um deles ter reflexões que desejem externar em algum momento. A relação é harmoniosa”, afirmou Cardozo.

O ministro disse ainda que os petistas precisam refletir sobre a avaliação feita por Lula em relação ao partido. “Eu acredito que o presidente Lula conhece muito bem o Partido dos Trabalhadores. Sempre coloca reflexões que devem ser objeto de uma profunda reflexão por parte de todos os petistas. Se o presidente Lula diz isso, acho que devemos pensar, refletir, fazer as mudanças que devem ser necessárias para que o PT siga o seu rumo.”