Topo

Dilma tem aprovação igual à de Sarney; compare Brasil de hoje com o de 1989

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

07/07/2015 06h00

A presidente Dilma Rousseff (PT) embarca nesta semana para a Rússia, onde se reunirá com líderes dos Brics, deixando para trás taxas de aprovação que não se viam desde novembro de 1989, quando o presidente era José Sarney (PMDB). A reportagem do UOL comparou dados da época com os atuais e conversou com especialistas em pesquisas de opinião para saber: por que, apesar de o Brasil hoje ser tão diferente do de 1989, Dilma amarga taxas de aprovação semelhantes às de Sarney?

A pesquisa CNI/Ibope divulgada no último dia 1º mostrou que apenas 9% dos entrevistados avaliam o governo Dilma como “ótimo ou bom”. A taxa é a mesma registrada pela pesquisa em novembro de 1989, quando Sarney era o presidente.

Mas como era o Brasil em novembro de 1989?

Naquele mês, a inflação registrada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, foi de 47,8%. Eram os tempos da chamada “hiperinflação”. Sob controle desde 1994, com a implantação do Plano Real, a inflação de maio de 2015 (mês que antecedeu a pesquisa divulgada em junho) foi de 0,74%, considerada alta por economistas.

Em 1989, 19,2% dos brasileiros viviam em condições de pobreza extrema, ou seja, não ganhavam o suficiente para satisfazer suas necessidades alimentares. Em 2013 (ano da pesquisa mais recente sobre o tema), esse índice foi de 5,2%.

Ainda em 1989, a taxa de mortalidade infantil era de 50,8 por mil nascidos vivos. Em 2013 (ano da pesquisa mais recente), a taxa era mais de três vezes menor: 15,7 por mil nascidos vivos. Outro item no qual o Brasil evoluiu entre 1989 e 2015 foi o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Segundo a ONU, o IDH do Brasil em 1990 (ano de referência) era de 0,682. O índice divulgado em 2014 (dado mais recente), no entanto, foi de 0,744. Neste indicador, quanto mais perto de “1”, mais desenvolvido é o país.

Se o Brasil tem menos inflação, menos pobreza e menos mortalidade infantil, como explicar baixas taxas de aprovação de Dilma Rousseff?

Para o coordenador de pesquisas da CNI Renato da Fonseca, uma das explicações pode estar na memória de parte dos entrevistados. Ele argumenta que boa parte deles, com idades entre 16 e 34 anos, não se lembrariam do período em que o Brasil apresentava todos esses índices negativos.

“Um dos fatores é o impacto da população jovem que não conviveu com a inflação alta e o desemprego. Obviamente, isso afeta muito mais”, afirmou Fonseca, durante o lançamento da pesquisa CNI/Ibope de junho.

De acordo com a pesquisa, quanto mais jovem o entrevistado, menor a aprovação de Dilma. Entre aqueles com idade de 16 a 24 anos, apenas 6% avaliavam o governo Dilma como “ótimo ou bom”. Enquanto isso, entre aqueles com idade entre 45 e 54 anos, a avaliação positiva de Dilma sobe para 11%. Entre os que têm 55 anos ou mais, o índice sobe para 14%.

O sociólogo e cientista político Antônio Lavareda, no entanto, diz que se ater a dados objetivos não é suficiente para entender a baixa popularidade de Dilma.

“Temos que focar na dimensão emocional. Subjetiva. O ajuste fiscal a Dilma é como o Plano Cruzado 2 do Sarney, que fracassou e decepcionou as pessoas. A população está decepcionada com esse ajuste fiscal. São sentimentos muito parecidos”, afirmou Lavareda, referindo-se ao plano econômico implementado em novembro de 1986, após as eleições estaduais, que reajustou preços controlados, aumentou tarifas e impostos.

O sociólogo afirma que somente uma análise dos fatores “emocionais” permite entender como Dilma e Sarney têm as mesmas taxas de aprovação.

“O Brasil é tão melhor hoje que, se você não pensar nessas dimensões subjetivas, não tem como entender. Isso não quer dizer que a avaliação das pessoas é injusta. Não existe isso. É um dado concreto. As pessoas não ficam comparando suas vidas com o passado pra avaliar se a realidade hoje é boa ou ruim. Elas sentem que está ruim hoje”, explica.