Topo

Assembleias de 4 Estados têm recesso de 90 dias; Amazonas tem a menor parada

Deputados trabalham na Assembleia Legislativa de Rondônia - Divulgação
Deputados trabalham na Assembleia Legislativa de Rondônia Imagem: Divulgação

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

15/07/2015 06h00

Quatro das 27 Casas legislativas estaduais e do Distrito Federal ainda mantêm recesso parlamentar de 90 dias. No país, o período padrão de paralisação dos trabalhos é de 55 dias.

Em Alagoas, Goiás, Roraima e Rondônia, os deputados estaduais já estão de férias desde o início do mês e retornam às atividades apenas em agosto --ambos têm direito a 90 dias por ano. Já o Amazonas tem o menor recesso, com 45 dias previstos –é a única Casa com previsão de sessões até o penúltimo dia do ano.

No caso do Congresso Nacional, são 55 dias de recessos previstos. A Constituição Federal prevê duas paradas: de 23 de dezembro a 1º de fevereiro e de 17 a 31 de julho. A última mudança ocorreu em 2006. A maioria dos Estados segue a mesmas datas.

Em alguns Estados, após as manifestações de junho de 2013, os deputados aprovaram recessos menores por pressão popular. Foi o caso do Rio Grande do Norte, que tinha 90 dias de parada, mas reduziu para os 55, chegando à média nacional.

Projetos de redução

Nos quatro Estados com férias longas, as LDOs (Leis de Diretrizes Orçamentárias) já foram aprovadas. Em Goiás, os deputados estaduais entraram em recesso após a votação da LDO, no dia 2 de julho. Em Alagoas, o recesso começou depois da aprovação, no dia 4. Em Roraima, a aprovação ocorreu em 30 de junho, e em Rondônia, no dia 1º deste mês.

Em Goiás, dois projetos apresentados por deputados novatos, no início da legislatura, em fevereiro, pretendem reduzir de 90 para 70 dias o recesso parlamentar. Seriam cortados da folga os 15 primeiros dias de fevereiro e mais cinco dias em dezembro. Não há data para votação.

Em Alagoas, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) também apresentou uma proposta, no dia 10 de junho, para reduzir 35 dias do descanso, caindo de 90 para 55. A medida, diz o projeto, pretende adequar o Legislativo estadual à regra do Congresso Nacional, tornando-o “mais produtividade e atuante”. Também não há data para votação.

As Assembleias de Roraima e Rondônia não informaram se há projetos em análise para redução do prazo de recesso dos deputados.

Impedimento de recesso

Apesar de previstos em lei, os recessos podem sofrer alterações. No caso do recesso do meio de ano, os parlamentares só podem iniciá-lo após a aprovação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Já o fim da legislatura, em dezembro, só pode ocorrer após a votação do Orçamento do ano seguinte. Sem essas deliberações, a Casa fica impedida de entrar em recesso.
 
Mesmo sem LDO, os parlamentares podem improvisar férias. Em 2013, por exemplo, o Senado não conseguiu aprovar a LDO a tempo e houve um “recesso branco”, quando as sessões deliberativas não tiveram votações. 
 
As datas de recesso também podem ter "esticadas" quando os retornos caem em fins de semana ou feriados. Quando isso ocorre, as sessões são reiniciadas no dia útil seguinte. 
 
O recesso das assembleias em dias
 
Nordeste
AL - 90
SE - 75
PE - 72
BA - 60
RN - 55
CE - 55
PI - 55
MA - 55
PB - 52
 
Sudeste
SP - 75
RJ - 62
ES - 55
MG - 54
 
Sul
PR - 55
SC - 55
RS - 54
 
Centro-Oeste
GO - 90
DF - 75
MT - 55
MS - 55
 
Norte
RO - 90
RR - 90
PA - 74
AP - 72
TO - 56
AC - 52
AM - 45
 
Fonte: Regimentos internos, Constituições estaduais e assessorias das ALs