Topo

Temos mania de não perceber nossa própria força no Brasil, diz Dilma em SC

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 12h36

A presidente Dilma Rousseff procurou fazer um discurso otimista durante a cerimônia de inauguração da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, no litoral de Santa Catarina, nesta quarta-feira (15).  Ela afirmou que os brasileiros não percebem a própria força e que o país vai sair da crise econômica.

“Temos a mania no Brasil de não perceber a nossa própria força. Nós construímos nos últimos 13 anos um país muito mais forte e muito mais capaz de enfrentar crises do que em algum momento no passado”, declarou, em referência aos governos comandados pelo PT.

“Estamos passando por dificuldades econômicas. Tem gente que, diante da dificuldade, desiste, abaixa os braços, recua. Nós não somos esse tipo de gente. Nós enfrentamos a dificuldade. É preciso humildade para reconhecer que se passa dificuldade, mas também é preciso coragem e dignidade para superar essas dificuldades”, disse. “Podem ter certeza que o Brasil irá voltar a crescer, gerar cada vez mais pontes, gerar empregos”.

Dilma diz que país é forte e vai sair da crise

Dilma fez as declarações um dia depois de um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que eles discutiram formas de reagir às crises política e econômica. "Você [Dilma] não tem que ficar falando de [operação] Lava Jato", afirmou Lula, de acordo com o jornal “O Estado de S.Paulo”. "Você [Dilma] tem que governar, ir para a rua, conversar com o povo, divulgar os seus programas. Não pode ficar só nessa agenda de Lava Jato e ajuste fiscal".

A ponte Anita Garibaldi é estaiada e em curva, tem 2,8 km de extensão e faz parte da ampliação da rodovia BR-101, principal ligação entre São Paulo, o sul do país, o Uruguai e a Argentina. O governo federal investiu R$ 777 milhões na construção. 

Trata-se da maior obra da gestão Dilma Rousseff em Santa Catarina, o Estado onde a petista teve a menor proporção de votos nas eleições de outubro. Ela ficou com 35,41% das preferências, contra 64,59% de Aécio Neves (PSDB).

Antes da cerimônia de inauguração, manifestantes fizeram um apitaço para pedir a sanção do projeto de lei 28/2015, que dispõe sobre o reajuste dos servidores do Judiciário. Durante o discurso, Dilma foi aplaudida.