Topo

Políticos lamentam a morte do ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde

Conde governou o Rio entre 1997 e 2000 - Divulgação
Conde governou o Rio entre 1997 e 2000 Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

21/07/2015 11h25

Morreu na madrugada desta terça-feira (21) o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde, 81. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul da cidade, para o tratamento de um câncer na próstata.

Conde ocupou o cargo de secretário municipal de Urbanismo na administração de César Maia (1993-1996), a quem sucedeu na prefeitura do Rio (1997-2000). Como prefeito, implantou os programas Rio Cidade, focado na revitalização de áreas urbanas, e o Favela-Bairro, que buscava a reurbanização e integração das favelas.

Políticos como o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), lamentaram a morte de Conde.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB-RJ), decretou luto oficial de três dias na cidade pela morte. Para Paes, o Rio perde um "grande realizador".

Para o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB), o ex-prefeito deixou um “legado importante na transformação da Cidade”.

Segundo o secretário da Casa Civil do Rio, Pedro Paulo (PMDB-RJ), a história de Conde se confundia com a da cidade.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, também decretou luto oficial de três dias no Estado. “Lamento muito a morte do meu querido amigo Conde. Ele era um grande ser humano, um grande homem público, um grande arquiteto, de projetos extraordinários. Fiquei muito triste com a sua partida. Perdi um companheiro. Conde também era um companheiro da boa mesa. Gostávamos muito de almoçar e jantar juntos. Transmito meus sentimentos a sua família e amigos”, afirmou.

Nascido em 6 de agosto de 1935, Conde formou-se em Arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual FAU/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Participou do movimento estudantil nos anos 1950.

Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, em 1974, reeleito dois anos depois, e diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1990-1992). Um dos projetos mais visíveis de Luiz Paulo Conde na cidade é o campus da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Casado com a arquiteta Rizza Conde, ele deixa três filhos.

O velório será realizado nesta terça-feira a partir das 18h no Palácio da Cidade em Botafogo, na zona sul da cidade. O ex-prefeito será sepultado amanhã pela manhã no Cemitério São João Batista, também em Botafogo.