Topo

Programa do PT transmitido na TV gera novo 'panelaço' pelo país

Do UOL, em São Paulo

06/08/2015 21h04Atualizada em 07/08/2015 15h32

O programa da PT em cadeia nacional de rádio e TV, exibido na noite desta quinta-feira (6), gerou uma nova onda de "panelaços" pelo Brasil. Durante o vídeo, muitos internautas postaram vídeos nas redes sociais que mostram reações barulhentas contra a presidente Dilma Rousseff.

Até o momento, o UOL encontrou vídeos de "panelaços" em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito FederalSanta Catarina, Rio Grande do Sul, BahiaAlagoasParaíba, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. Os vídeos eram postados no Twitter, Facebook ou no Periscope, novo aplicativo de transmissões de vídeos em tempo real.

No programa, o PT resolveu tratar dos "panelaços", os protestos feitos este ano contra o partido e o governo Dilma. A legenda se diz disposta a “ouvir, corrigir, melhorar”, mas também afirma que é a “que mais encheu a panela dos brasileiros”.

Levado ao ar quatro dias depois da prisão do ex-ministro José Dirceu na operação Lava Jato, o programa traz mensagens de Dilma, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PT, Rui Falcão.

É a primeira vez que Dilma aparece em rede nacional de TV desde 8 de março, quando seu pronunciamento em razão do Dia Internacional da Mulher foi alvo do primeiro panelaço. Por causa dos protestos, ela deixou de fazer pronunciamento em rede em 1º de maio, Dia do Trabalho. Ainda em maio, o partido exibiu um programa na TV sem a participação da presidente. Mesmo assim, protestos com panelas foram feitos durante a exibição. O governo prevê um novo protesto na noite desta quinta.

A menção aos "panelaços" no programa exibido hoje, previamente divulgado na internet e apresentado pelo ator José de Abreu, vem no trecho final. “Nos últimos tempos, começaram a dar uma nova utilidade às panelas. A gente não tem nada contra isso. Só queremos lembrar que fomos o partido que mais encheu a panela dos brasileiros. Se tem gente que se encheu de nós, paciência. Estamos dispostos a ouvir, corrigir, melhorar. Mas com as panelas, vamos continuar fazendo o que a gente mais sabe: enchê-las de comida. Esse é o panelaço que gostamos de fazer”.