Topo

Afinal, para que serve a CPI da Petrobras? Blogueiros do UOL analisam

Do UOL, em Brasília

02/09/2015 18h39

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras marcou para esta semana depoimentos de alguns dos principais personagens do esquema de corrupção investigado pela operação Lava Jato, incluindo Marcelo Odebrecht, presidente da empreiteira de mesmo nome, e o ex-ministro José Dirceu. O ex-chefe da Casa Civil do governo Lula ficou em silêncio, e a audiência com o empreiteiro não trouxe novidades à investigação.

Já são seis meses de trabalho da comissão, que começou os trabalhos em 26 de fevereiro e já foi prorrogada por duas vezes. O grupo tem até 23 de outubro para concluir seus trabalhos.

Diante de tantas sessões em que os depoentes ficam em silêncio e não respondem às perguntas dos deputados e acareações sem novidades, o UOL perguntou aos colunistas Fernando Rodrigues e Josias de Souza: afinal, para que serve a CPI da Petrobras?

"A CPI serve para muito pouca coisa, sobretudo no que diz respeito a investigar fatos novos. As pessoas vão e falam as mesmas coisas ou não falam nada", diz Rodrigues.

"Da avacalhação a CPI foi evoluindo para o ridículo. A maioria dos depoentes se calou. Isso custa dinheiro no momento em que o governo fala em aumentar impostos ", completa Josias.