Topo

Deputado diz que índios são "bando de viadinhos" e é alvo de críticas no MA

Colaboração do UOL, em Maceió

22/09/2015 10h58

O deputado estadual Fernando Furtardo (PC do B) causou polêmica ao chamar indígenas da terra Awá-Guajáde de “bando de viadinho” durante audiência pública no município de São João do Caru (359 km de São Luís), no Maranhão.

O discurso ocorreu no dia 4 de julho, mas apenas nessa segunda-feira (21) o áudio foi divulgado na internet.

“Lá em Brasília, o Arnaldo [Lacerda, presidente da Associação dos Produtores Rurais Caruenses] viu os índios tudo de camisetinha, tudo arrumadinho, com flechinha, tudo um bando de viadinho. Tinha uns três que eram viado, que eu tenho certeza, viado. Eu não sabia que tinha índio viado, fui saber naquele dia em Brasília. Índio viado. Então é desse jeito que tá. Como é que índio consegue ser viado, ser baitola e não consegue trabalhar, produzir? Negativo”, afirmou.

Por conta do discurso, o deputado foi alvo de críticas em redes sociais e de entidades de direitos humanos.

Logo após tomar conhecimento do caso, o PC do B divulgou nota de repúdio às declarações.

“O deputado ofende não apenas índios e homossexuais, como também a história e o programa do Partido Comunista do Brasil, sempre à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos Direitos Humanos. Consideramos a declaração do deputado uma falta grave cometida contra índios, homossexuais e com o nosso partido”, diz o texto.

O partido diz ainda que a fala é um “manifestação individual do deputado” e pediu “a devida retratação em relação aos indígenas, aos homossexuais; e ao  partido”, conclui.

Depois da nota comunista, o deputado pediu desculpas em comunicado oficial enviado à imprensa.

“Venho a público fazer uma retratação formal em relação aos indígenas, homossexuais, ao PC do B e a todo o povo do Maranhão. Gostaria de reforçar que em nenhum momento tive a intenção de denegrir a imagem do povo indígena que muito contribuiu para a formação do povo brasileiro, em especial do Maranhão. Infelizmente, me deixei levar pelo calor do momento e acabei falando o que não condiz com o meu pensamento e minha formação”, explicou.