Topo

Deputados protestam e cobram resposta de Cunha sobre contas na Suíça

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

01/10/2015 15h05Atualizada em 01/10/2015 17h14

Um grupo de deputados do PT, PSB, Rede e Psol protestou nesta quinta-feira (1º) contra a permanência de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara dos Deputados. Os parlamentares fizeram um requerimento a Cunha para que ele responda se possui ou não contas bancárias na Suíça. Apesar de o requerimento ter a assinatura de pelo menos 15 deputados, Cunha não é obrigado e nem pode ser forçado a respondê-lo.

Na última quarta-feira (30), o Ministério Público suíço transferiu para o Brasil uma investigação sobre suspeitas de que ele tenha utilizado contas no exterior para lavar dinheiro. Nesta quinta-feira, Cunha foi questionado em plenário sobre as contas, mas não respondeu.

As suspeitas de que Cunha tenha utilizado contas na Suíça para lavar dinheiro foram levantadas por um banco do país europeu e reportadas ao Ministério Público Suíço. As autoridades suíças confirmaram que abriram uma ação criminal contra o presidente da Câmara por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Os dados da investigação suíça agora estão com as autoridades brasileiras.

Preso durante a operação Lava Jato, o lobista João Henriques afirmou, em depoimento, que repassou dinheiro oriundo do pagamento de propina para contas no exterior e que elas tinham Cunha como destinatário

Na última quinta-feira, Cunha disse que não iria responder sobre o assunto. Desde o início das investigações sobre seu suposto envolvimento no esquema da Lava Jato, Cunha nega ter recebido propina. Em agosto, no entanto, ele foi denunciado pela PGR (Procuradoria Geral da República) por sua suposta participação no esquema de desvio de recursos de estatais como a Petrobras

Para o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ), Cunha não pode se negar a dizer se tem ou não contas no exterior. “É um dever do presidente da Câmara, ainda que ele não queira tocar no assunto, se explicar sobre esse assunto no Plenário. Alguém que exerce uma função de mando sobre quem pesam tanta e gravíssimas acusações não pode se recusar a tocar no assunto”, disse Alencar.

Para o deputado Alessandro Molon (Rede-RJ), Cunha não pode permanecer na presidência da Câmara. “Não há condições de o deputado Eduardo Cunha continuar ocupando a presidência da Câmara dos Deputados. Ele usa a câmara para fins pessoais, para a sua defesa e ele mancha a imagem da Câmara”, afirmou.

Chico Alencar disse que se Cunha não responder ao requerimento em até três dias, o grupo de parlamentares que assinou o requerimento deverá procurar o Conselho de Ética da Câmara. “Se ele não responder, vamos tomar outras medidas. Uma delas, pode ser acionar o Conselho de Ética da Casa. Mas, no momento, vamos ver se ele responderá ou não”, disse Alencar.

Para o deputado do PSOL, Eduardo Cunha é “octacampeão” no quesito denúncias. “Ele é octacampeão em matéria de denúncias. [Foi citado por]  Alberto Yousseff, Jaime Careca, Júlio Camargo, Eduardo Musa, João Henriques, Fernando Soares Baiano, Ministério Público do Brasil e Ministério Público da Suíça. E nós nos calamos?”, disse Alencar mencionando citações, investigações e denúncias feitas por delatores da operação Lava Jato e por autoridades do Brasil e da Suíça.

Na última quarta-feira (30), Cunha se irritou ao ser questionado por jornalistas sobre a existência de contas na Suíça. “Não vou comentar hoje, amanhã, depois de amanhã, como não comentei ontem, como não comentei anteontem", disse Cunha.