Topo

Miguel Rossetto, do PT, assumirá Ministério do Trabalho e Previdência

Miguel Rossetto, do PT, vai assumir o Ministério do Trabalho e da Previdência - Leo Pinheiro/Valor
Miguel Rossetto, do PT, vai assumir o Ministério do Trabalho e da Previdência Imagem: Leo Pinheiro/Valor

Do UOL, em São Paulo*

01/10/2015 22h34

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Miguel Rossetto (PT), vai assumir o Ministério do Trabalho e da Previdência Social, pastas que serão fundidas na reforma a ser anunciada nesta sexta-feira, 2, pela presidente Dilma Rousseff. O também petista Carlos Gabas, atual titular da Previdência, assumirá a secretaria nacional do ministério.

Ricardo Berzoini (PT), ministro das Comunicações, comandará a nova Secretaria de Governo, que vai abrigar funções da Secretaria Geral da Presidência e fará a articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso. 

Segundo a Folha, interlocutores da presidente afirmam que a petista Benedita da Silva assumirá o novo Ministério da Cidadania. 

PMDB fica com Saúde e Ciência e Tecnologia

Em conversa nesta noite no Palácio do Planalto, Dilma confirmou ao líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), que os deputados Marcelo Castro (PMDB-PI) e Celso Pansera (PMDB-RJ) serão ministros da Saúde e de Ciência e Tecnologia, respectivamente. 

Com a acomodação de Pansera no Ministério de Ciência e Tecnologia, Dilma equacionou o problema que vinha tendo com o PMDB, já que Picciani queria colocar o deputado no Ministério dos Portos, que agora deve ficar com Hélder Barbalho, hoje à frente do ministério da Pesca.

Jaques Wagner e Mercadante realocados

Nos últimos dias, também ficou definida a substituição de Aloizio Mercadante por Jaques Wagner na Casa Civil. Mercadante voltará ao cargo de ministro da Educação. 

O anúncio oficial da reforma ministerial está marcado às 10h30 desta sexta (2) e será feito pela própria presidente. Ao longo do dia, Dilma esteve reunida com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para definir os últimos detalhes. 

* Com informações da Agência Estado