Topo

Marlene Campos Machado é a 15ª pré-candidata à Prefeitura de SP

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

08/10/2015 16h57

O PTB anunciou nesta quinta-feira (8) que irá ter candidatura própria à Prefeitura de São Paulo em 2016. O nome escolhido para representar o partido na disputa é o de Marlene Campos Machado, mulher do presidente PTB paulista e deputado estadual Campos Machado.

"Estamos trabalhando com a pré-candidatura da Marlene, presidente nacional do PTB Mulher. Ano passado, ela foi candidata ao Senado e consolidou a força da mulher na política e no PTB", disse Campos Machado em nota ao UOL.

Em 2014, Marlene teve 330.302 votos na disputa pelo Senado, ficando em quarto lugar, atrás de Gilberto Kassab (PSD), Eduardo Suplicy (PT) e do vencedor, José Serra (PSDB).

Até a confirmação da opção por candidatura própria em 2016, o PTB estava trabalhando com a possibilidade de ocupar, com Marlene, a posição de vice na chapa de Celso Russomano, pré-candidato do PRB. Outra possibilidade era a de Marlene também ser vice em uma possível chapa com Marta Suplicy (PMDB) caso a senadora paulista fosse confirmada na disputa pela prefeitura paulistana.

As possibilidades de coligação, porém, estão descartadas neste momento, segundo o presidente do PTB paulista.

Nomes na disputa

Com o surgimento do nome de Marlene Campos Machado, já são 15 os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo. Até o momento, doze partidos já possuem nomes para a disputa pelo principal cargo político da capital paulista.

O PT tentará manter-se no edifício Matarazzo com o atual prefeito, Fernando Haddad. Surpresa de 2012, o deputado federal Celso Russomano (PRB-SP) tentará mais uma vez vencer a disputa pelo cargo.

No PSDB, quatro pré-candidatos vão brigar pela indicação no partido: o empresário João Dória Jr., o vereador Andrea Matarazzo, e os deputados federais Ricardo Tripoli e Bruno Covas. O partido, contudo, poderá ter ainda mais nomes para suas prévias.

Dois estreantes em eleições majoritárias, o jornalista José Luiz Datena (PP) e o presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah (PSD) também pretendem concorrer.

No PSC, o deputado federal Marco Feliciano é pré-candidato à prefeitura paulistana. Pelo PRTB, quem vai disputar o cargo é Levy Fidelix. O PSDC lançará o nome do vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo João Bico na corrida pela prefeitura. O PHS também terá candidato próprio: o vereador Laércio Benko.

No PSOL, o deputado estadual Carlos Giannazi já se mostrou disposto a disputar a prefeitura. E no último sábado (3), o PV anunciou a pré-candidatura do deputado estadual Roberto Tripoli.

Outros partidos ainda estão decidindo nomes ou possíveis alianças para o pleito do ano que vem.

As candidaturas oficiais serão conhecidas apenas entre 20 de julho e 5 de agosto de 2016, período em que os partidos farão as inscrições na Justiça Eleitoral, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).