Topo

"#ForaCunha" lidera lista de assuntos mais comentados do Twitter no Brasil

Cunha enfrenta pressão nas redes após revelação de contas não declaradas na Suíça - Antonio Cruz/Agência Brasil
Cunha enfrenta pressão nas redes após revelação de contas não declaradas na Suíça Imagem: Antonio Cruz/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 17h22

A hashtag #ForaCunha, exigindo a cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), chegou ao topo dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil na tarde desta terça-feira (13). O marcador também entrou na lista dos temas mais falados na rede social em todo o mundo.

O protesto em forma de tuitaço foi liderado por militantes do PSOL, cujos parlamentares entregaram nesta tarde pedido de cassação de Cunha ao Conselho de Ética da Casa.

Em agosto, Cunha foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de recebimento de propina no esquema investigado pela Operação Lava Jato. A pressão sobre ele cresceu nos últimos dias com a revelação, por autoridades suíças, de que estava sendo investigado por lavagem de dinheiro e corrupção no país europeu.

Mais cedo nesta terça, o STF deu três decisões favoráveis a parlamentares da base aliada do governo da presidente Dilma Rousseff que questionaram na Justiça o rito de um possível impeachment definido por Cunha. Na prática, as decisões impedem que a oposição entre com recurso para levar a questão a plenário caso Cunha rejeite um pedido de afastamento da presidente, como o peemedebista já sinalizou que faria.