Topo

Após reforma ministerial, clima com a base 'tende à normalidade', diz ministro

A presidente Dilma Rousseff prova a camisa do Brasil com seu nome durante almoço com atletas das equipes feminina e masculina da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia - Ed Ferreira/ Brazil PhotoPress/ Estadão Conteúdo
A presidente Dilma Rousseff prova a camisa do Brasil com seu nome durante almoço com atletas das equipes feminina e masculina da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia Imagem: Ed Ferreira/ Brazil PhotoPress/ Estadão Conteúdo

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

15/10/2015 16h11Atualizada em 15/10/2015 16h37

Após almoço com a presidente Dilma Rousseff (PT) no Palácio da Alvorada, em Brasília, o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), afirmou nesta quinta-feira (15) que as mudanças na articulação política do governo melhoraram a relação com as bancadas no Congresso.

“[Houve avanços] significativos. Aliás o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) estava conosco agora [no Alvorada] e tenho conversado com o ministro [Ricardo] Berzoini (Secretaria de Governo), e vejo um esforço enorme e a evolução muito grande na relação, não só com a bancada do meu partido, mas com as bancadas que apoiam o governo”, afirmou.

No início do mês a presidente concluiu uma reforma ministerial que ampliou o espaço do PMDB e colocou os petistas Wagner e Berzoini no centro da articulação política.

George Hilton disse acreditar que o clima de insatisfação na base do governo – que ajudou a derrubar sessões importantes no Congresso na semana passada — está sendo superado. “Existe hoje um sentimento de que as coisas tendem à normalidade”, disse o ministro.

As notícias de que a bancada do PRB, partido do ministro, teria ameaçado com a entrega de cargos no governo por não ter sido contemplada na reforma ministerial foram negadas pelo ministro. “Nunca houve essa conversa entre eu [sic] e a presidente Dilma”, disse.

“Acho que a bancada tem toda legitimidade e deve fazê-lo [a reivindicação de cargos], e isso é uma articulação que está sendo feita direta com o ministro Berzoini e o ministro Jaques Wagner”, disse. “Mas como Ministério do Esporte nós temos um compromisso com o país de preparar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, afirmou Hilton,

A política, no entanto, não foi assunto do almoço no Alvorada, segundo o ministro, oferecido pela presidente para receber a delegação brasileira do vôlei de praia que irá disputar a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Participara do almoço as duplas Bruno Schmidt e Alison, Pedro Solberg e Evandro, Ágatha e Bárbara, e Larissa e Talita.

Questionado por jornalistas após o evento, Hilton afirmou que Dilma citou no encontro com os atletas a importância do “fair play” e de se respeitar os resultados. Na terça-feira, em evento sindical em São Paulo, Dilma discursou contra o que chamou de tentativa de “golpe” da oposição, que não teria aceitado a derrota nas eleições de 2014.

“Ela citou [o tema], aliás como um dos três grandes princípios colocados pelo papa Francisco em encontro recente que ela teve com ele, e um desses é o fair play, que mostra que nós temos que respeitar os resultados, respeitar quando ganhamos e quando perdemos”, disse o ministro.

“A presidente, eu diria que ela é um dos grandes atletas desse país, que soube enfrentar várias maratonas ao longo da sua vida e vencer com muito respeito às instituições, às criticas”, disse.

“Mas ela hoje é um exemplo para nós de que é preciso superar essas dificuldades com diálogo. Há hoje um esforço enorme do governo de dialogar, inclusive com a oposição”, concluiu o ministro.