Topo

Polícia prende empresário suspeito de matar prefeito no interior de SP

Laércio Betarelli, 58, foi morto a tiros enquanto vistoriava uma obra da prefeitura - Arquivo pessoal
Laércio Betarelli, 58, foi morto a tiros enquanto vistoriava uma obra da prefeitura Imagem: Arquivo pessoal

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto

23/10/2015 19h48

A Polícia Civil divulgou nesta sexta-feira (25) que identificou o homem que teria mandado matar Laércio Betarelli (PSDB), prefeito de Elias Fausto  (126 km de São Paulo). Trata-se do empresário do setor imobiliário Sérgio Vicente Picão, 42, que está preso preventivamente. Segundo a polícia, desavenças econômicas foram o motivo do crime. O homem que realizou os disparos que mataram Betarelli, entretanto, ainda não foi localizado.

Picão, que também é presidente do diretório municipal do PTB em Elias Fausto, foi preso na madrugada desta sexta e deve ficar encarcerado por pelo menos 30 dias, prazo de sua prisão preventiva. À polícia, ele negou envolvimento no crime.

Betarelli foi morto a tiros na manhã de 2 de outubro enquanto vistoriava uma obra da prefeitura. Ele tinha 58 anos e foi atingido por seis disparos de arma de fogo.

De acordo com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Alexandre Moraes, que participou da entrevista coletiva, ocorrida em Piracicaba, Picão queria lançar uma série de loteamentos considerados irregulares em Elias Fausto, mas as iniciativas acabaram barradas por interferência do prefeito morto. Por conta disso, Picão e Betarelli chegaram a trocar farpas pelas redes sociais.

"Temos indícios e fortes provas da motivação, do planejamento e da execução do crime. As dificuldades que o prefeito representava à instalação dos loteamentos clandestinos levaram a ofensas pessoais", relatou Moraes.

Pelo crime, além de Picão, a polícia procura também um homem de aproximadamente 25 anos acusado de ser o autor dos tiros. Um retrato falado do rapaz, feito a partir de relatos de testemunhas, foi divulgado pela Polícia Civil, mas ele ainda não foi localizado.

Defesa

Osvaldo Flausino Junior, advogado de Sérgio Vicente Picão, disse que seu cliente é inocente e que irá esperar com "serenidade" que as investigações localizem o autor dos tiros. "Ele negou que tenha qualquer relação com o crime e mostrou confiança de que o verdadeiro assassino seja preso em breve."

O advogado ainda afirmou que, por ser um caso de grande repercussão, teme que o julgamento seja apressado. "Corremos o sério risco de, na ânsia de solucionar um caso, condenar um homem inocente."

De acordo com secretário Moraes, entretanto, a identificação de Picão como mandante ocorreu depois da análise de uma série de imagens de câmeras de segurança do local onde Betarelli foi morto e há, ainda, uma série de evidências que ligam o empresário ao crime.

“A investigação teve início com a coleta de imagens do caminho que o prefeito percorreu e, a partir daí, identificamos que o executor do crime estaria utilizando um veículo Fiat Strada Adventure branco”, explicou Roberto José Daher, titular da Seccional de Piracicaba. "Esse carro é de propriedade de Picão. Ele comprou o carro dois dias antes do crime e tentou devolvê-no na semana seguinte do assassinato."

Ainda segundo a polícia, o carro também foi utilizado para seguir o prefeito e estabelecer a rotina dele. "Temos fotos de radares que mostram o automóvel fazendo o mesmo caminho da vítima", afirma Daher. O inquérito que aponta Picão como mandante da morte será enviado para a Justiça e, se condenado, pode pegar até 30 anos de prisão.