Topo

Criador da 'Dilma Bolada' nega ter recebido dinheiro do PT ou do governo

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

29/10/2015 15h19

O criador do perfil Dilma Bolada, Jeferson Monteiro, negou nesta quinta-feira (29) que tenha recebido dinheiro do PT ou do governo para manter as postagens favoráveis à presidente Dilma Rousseff (PT). As declarações foram feitas durante depoimento dele à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos crimes cibernéticos na Câmara dos Deputados. Segundo ele, seu contrato com a agência de publicidade Pepper, que prestou serviços ao PT e que é investigada pela operação Acrônimo, da Polícia Federal, não têm relação com o perfil Dilma Bolada. “Nunca prestei serviços para campanha e para o governo”, disse o publicitário.

A maior parte das perguntas feitas pelos deputados da CPI se concentrou em torno do financiamento do perfil Dilma Bolada e a natureza do contrato que o publicitário tem com a agência de comunicação Pepper.

Ele explicou que foi contratado pela Pepper apenas em 2015 e que recebe R$ 20 mil por mês para fazer monitoramento de redes sociais para diversos clientes. Segundo ele, seu contrato com a agência vai até meados de 2016. Ele não disse para quais clientes trabalha, mas disse que o PT e outros políticos não fazem parte desse grupo.

“Não tem nada a ver uma coisa com a outra. O meu contrato com a Pepper começou em janeiro deste ano”, disse. O publicitário afirmou que chegou a obter rendimentos a partir do perfil Dilma Bolada ao publicar posts patrocinados por empresas privadas, ao ministrar palestras e participar de eventos.

Jeferson Monteiro ganhou notoriedade nos últimos anos por conta do perfil conhecido como Dilma Bolada. O personagem faz uma paródia com a presidente Dilma Rousseff e, durante a campanha, fez comentários contra adversários políticos da petista. Em outubro de 2014, após as eleições, o publicitário foi recebido pela presidente Dilma no Palácio da Alvorada.

Em 2015, foi um dos convidados da cerimônia de posse da presidente.

Em setembro deste ano, porém, Jeferson Monteiro anunciou seu “rompimento” com a presidente Dilma. Em um post publicado em seu perfil no Facebook, Jeferson Monteiro afirmou que Dilma não precisaria mais de seu apoio.

“Dilma não precisa do meu apoio ao governo dela, nem do meu e nem do apoio de ninguém que votou nela. Afinal, para ela só importa do PMDB”, escreveu o publicitário.

Em seu depoimento à CPI, Jeferson Monteiro disse que sua manifestação em relação a Dilma não mudou seu posicionamento político. “Acho que hoje estou mais à esquerda do que a própria Dilma. Tenho minhas convicções e talvez por isso precisou ter uma cisão muito clara”, disse. “É preciso ter coragem para brigar com seus inimigos, mas é preciso muito mais coragem para brigar com seus amigos”, afirmou o publicitário.

Jeferson Monteiro negou que suas postagens tenham sido orientadas por dirigentes do PT ou integrantes do governo. “Nunca foi pautado [seu trabalho]. Eu escrevo o que eu quero. Na hora que eu quero”, disse o publicitário.

Monteiro aceitou ceder à CPI cópias de notas fiscais de serviços prestados por ele à Pepper.

A agência Pepper está sendo investigada pela Polícia Federal por seu suposto envolvimento em um esquema de corrupção na campanha à eleição do governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT-MG). Segundo a PF, a empresa teria feito repasses à empresa LSI, pertencente ao ex-deputado federal André Vargas, um dos investigados da operação Lava Jato. 

No dia 10 de setembro, a agência informou o rompimento de seu contrato com o PT.