Topo

PT rejeita representar contra Cunha no Conselho de Ética, diz Falcão

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

29/10/2015 17h47Atualizada em 29/10/2015 18h42

O Diretório Nacional do PT rejeitou nesta quinta-feira (29) a proposta de o partido representar contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética.

"Houve a proposta específica de representar na comissão onde ele já está representado, e essa proposta não foi aprovada", afirmou o presidente do partido, Rui Falcão, em entrevista a jornalistas após a reunião do diretório, em Brasília.

Cunha já é alvo de representação que pede a cassação de seu mandato por causa da suspeita de seu envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. O deputado foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) sob suspeita de ter recebido US$ 5 milhões em propina.

Segundo Falcão, a posição que prevaleceu no encontro do partido foi de que seria desnecessária a nova representação, pois já existe um processo contra o deputado.

A proposta derrotada seria incluída na resolução aprovada pelo diretório, documento final do encontro partidário que faz uma avaliação do cenário político e econômico do país com diretrizes para a atuação do PT.

O texto, no entanto, faz críticas à atuação do presidente da Câmara. "O texto faz uma avaliação da composição atual da Câmara dos Deputados, que nós reputamos uma tendência mais conservadora do que a composição anterior", afirmou Falcão. "Fazemos uma crítica ao comportamento dele na formação dessas maiorias que se fazem lá em determinados temas", disse.

Veja trecho do documento:

A situação congressual agravou-se também pela preponderância, dentro da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, de sua ala mais reacionária, capitaneada pelo deputado Eduardo Cunha. Depois de conquistada a presidência da casa, o parlamentar rapidamente pactuou com o bloco PSDB-DEM-PPS e assumiu a liderança de uma agenda para contrarreformas, além de flertar com o impeachment presidencial

O PT tem evitado se posicionar oficialmente contra a permanência de Cunha no cargo após o surgimento das denúncias contra ele. No entanto, cerca de 30 deputados do partido assinaram a representação enviada ao Conselho de Ética pelo PSOL e pela Rede.

Como presidente da Câmara, cabe ao deputado dar prosseguimento a um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Rui Falcão afirmou que o partido irá se posicionar sobre o tema apenas durante o processo no conselho e voltou e rechaçar a suposição de que haja acordo com o partido para preservar Eduardo Cunha.

"Até porque ninguém tem dúvida no PT de que quem tem acordo com Eduardo Cunha é a oposição", disse. "E ele terá de responder sobre as denúncias que lhe fazem na Justiça, e a avaliação do comportamento dele no Conselho de Ética, que já foi instalado. Lá a bancada do PT votará unitariamente sob orientação da Executiva Nacional [do partido]", afirmou Falcão.