Topo

Assessor do Ministério do Trabalho é flagrado cobrando propina no RS

O assessor parlamentar do Ministério do Trabalho Fábio Batistello, acusado de cobrar propina para liberar carta sindical - Sindireceita
O assessor parlamentar do Ministério do Trabalho Fábio Batistello, acusado de cobrar propina para liberar carta sindical Imagem: Sindireceita

Flávio Ilha

Colaboração para o UOL em Porto Alegre

23/11/2015 18h51

A Polícia Federal prendeu em flagrante nesta segunda-feira (23) o assessor parlamentar do Ministério do Trabalho em Caxias do Sul (135 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul), Fábio Batistello, acusado de cobrar propina para liberar a carta sindical do Sindicato dos Promotores de Vendas da região. Ex-vereador do PDT na cidade de Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, Batistello é acusado de cobrar R$ 7.000 para liberar o registro. 

A operação foi realizada em conjunto com a Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. A prisão ocorreu no momento em que o assessor recebia a propina, paga em cheque, para liberar o procedimento de registro do sindicato. A denúncia foi encaminhada à PF pelos próprios sindicalistas.

A polícia não descarta que a ação de Batistello faça parte de um esquema para facilitar a regularização de entidades sindicais à revelia da legislação. O delegado Claudino de Oliveira disse que o assessor era lotado em Brasília e se deslocou a Caxias do Sul apenas para fechar o negócio. 

As negociações se estenderam por quase três meses. O valor da propina teria começado em R$ 10 mil e baixou até chegar no valor acertado entre as partes. Na sexta-feira (20), segundo uma testemunha ouvida pela PF, Batistello teria oferecido “uma última chance” à instituição. O pedido de registro tramitava há cerca de um ano em Brasília. 

O flagrante foi armado na sede do sindicato, no centro da cidade. A secretária da entidade recebeu o suspeito e informou que não tinha dinheiro para o pagamento, oferecendo um cheque. O acusado aceitou e foi preso quando deixava o prédio. 

Batistello, que já tinha registro policial quando foi vereador em Esteio, se apresentava como assessor direto do ex-ministro Manoel Dias, indicado pelo PDT, que foi substituído em outubro pelo petista Miguel Rossetto. 

O suspeito, que também estava vinculado ao gabinete do deputado federal Giovani Cherrini (PDT-RS), viajava todos os finais de semana para o Rio Grande do Sul utilizando cotas parlamentares. 

Em 2007, o então vereador foi preso após ficar 13 dias foragido da Justiça acusado de agredir a ex-mulher e ameaçar a família. Batistello foi detido ao se encaminhar ao Fórum de Esteio para uma audiência de conciliação, mas foi absolvido pela Justiça das acusações. 

Oliveira informou que o suspeito negou as acusações e alegou que prestava consultoria para entidades sindicais de todo o país. O advogado de Batistello, Agostinho Iarito Sato, confirmou a versão e disse que seu cliente se deslocou a Caxias “apenas para explicar como seria a consultoria”.

Sato informou que já ingressou com pedido de relaxamento de flagrante e de liberdade provisória para Batistello. O suspeito foi encaminhado para a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul e, segundo a PF, responderá por corrupção passiva (artigo 317 do Código Penal), cuja pena é de dois a 12 anos de reclusão e multa.