Topo

Se continuar assim, vamos ter que renunciar ao Conselho de Ética, diz Pinato

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

10/12/2015 12h27

Afastado da relatoria do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), o deputado Fausto Pinato (PRB-SP) fez duras críticas, em tom de desabafo, à decisão que o retirou da função de relator e ao andamento do processo, paralisado por várias manobras de aliados do peemedebista.

“Se continuar desse jeito nós temos que renunciar a nosso mandato no Conselho de Ética. Vamos todos renunciar, porque o Parlamento está parado”, disse.
“Nós temos que fazer a coisa andar. Eu estou disposto em nome do meu país, em nome da independência do Conselho de Ética a renunciar a meu mandato no Conselho de Ética porque não quero fazer parte de uma história sem transparência”, afirmou Pinato.

As afirmações foram feitas durante reunião do Conselho de Ética, nesta quinta-feira (10). O relatório de Pinato, favorável à continuidade do processo, não conseguiu ser votado após sucessivas manobras de aliados de Cunha adiarem a votação por seis sessões.

O último adiamento ocorreu nesta quarta-feira, com a decisão que afastou Pinato da relatoria.

O deputado foi afastado por decisão do 1º vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que acatou recurso de um aliado de Cunha, Manoel Junior (PMDB-PB).

O argumento jurídico para o afastamento de Pinato foi o de que o PRB está registrado no mesmo bloco que o PMDB no Conselho de Ética. Deputados não podem relatar ações contra parlamentares do mesmo grupo partidário.

O presidente do conselho, no entanto, defende que o impedimento deve levar em consideração a composição atual dos blocos. Hoje, PMDB e PRB não são mais do mesmo bloco.

Pinato criticou o que ele chamou de “bombardeio” contra o relator e o presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA).

“Fui objeto de pedido de suspeição aqui, mas o que acho engraçado, é que o bombardeio do relator e do presidente, porque o senhor [Araújo] é o próximo. Daqui a pouco nós vamos ter que nos levantar daqui e deixar só a turma que pensa de um jeito”, disse.

Aqui existe debate e democracia. Não é à força e à pancadaria que se vai colocar maioria na vontade e na consciência nesse Conselho de Ética

Fausto Pinato (PRB-SP), relator destituído do processo contra Cunha

O presidente do conselho indicou o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) como novo relator do processo. Rogério afirmou que deve apresentar seu parecer em sessão na próxima terça-feira (15) e indicou que também deverá ser favorável ao prosseguimento da investigação contra Cunha.

Nesta fase do processo, o conselho julga apenas se há elementos para a continuidade da investigação.