Topo

Câmara deve realizar nova eleição para comissão do impeachment, diz Barroso

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

17/12/2015 20h50

Após o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que decidiu sobre as regras que serão aplicadas ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o ministro do Supremo Luís Roberto Barroso disse acreditar que a Câmara deverá refazer a eleição da comissão do impeachment, com voto aberto e com base na indicação dos líderes partidários para a comissão.

"A consequência da decisão do Supremo é a recomposição da comissão da Câmara", afirmou em entrevista a jornalistas após o julgamento.

Barroso afirmou também que o julgamento foi feito de forma "institucional", sem levar em conta o jogo político. "Asseguro a vocês que a posição do Supremo é absolutamente institucional", disse.

 

Um dos principais pontos do julgamento foi sobre a comissão eleita na Câmara para analisar o pedido de impeachment. Na semana passada, partidos da oposição e deputados da base do governo favoráveis ao impeachment lançaram uma chapa alternativa e conseguiram conquistar maioria na comissão, em eleição por voto secreto. A oposição venceu a chapa oficial apoiada pelo governo por 272 votos a 199.

Nesta quinta-feira (17), o STF decidiu que a composição da comissão terá que ser feita apenas com os deputados indicados pelos líderes de cada partido.

O STF também decidiu que a votação para a comissão terá que ser por voto aberto. Porém a votação terá apenas o papel de confirmar as indicações, já que não poderão ser lançadas chapas alternativas.

No julgamento, o Supremo também determinou que cabe ao Senado decidir se aceita ou não a abertura de processo de impeachment, após o pedido ser aprovado pela Câmara.

A instauração do processo no Senado tem que ser confirmada pelo voto da maioria dos senadores presentes à sessão. A partir desse momento, a presidente seria afastada de suas funções, temporariamente, pelo prazo de 180 dias, ou até a conclusão do julgamento.