Topo

"Brasileiros têm que se indignar contra golpe", diz governador da Bahia

Rui Costa: operação da PF foi espetáculo cinematográfico e pirotécnico - Divulgação/Facebook
Rui Costa: operação da PF foi espetáculo cinematográfico e pirotécnico Imagem: Divulgação/Facebook

Do UOL, em São Paulo

04/03/2016 19h47

Numa referência à ação da Polícia Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi conduzido de maneira coercitiva nesta sexta-feira (4) para prestar depoimento 24ª fase da Operação Lava Jato, mas sem citar o seu nome diretamente, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou, em sua página no Facebook, "que é importante que todos nós brasileiros mantenhamos a capacidade de se indignar. É a indignação contra qualquer tentativa de golpe e tudo aquilo que possa atingir a democracia brasileira".

Sucessor do chefe da Casa Civil do governo Dilma, Jaques Wagner, o governador baiano acrescentou que "a sociedade precisa redobrar a atenção e se manter firme na luta pela soberania nacional e a liberdade do voto, através do qual se escolhe os governantes". E completou: "Golpismo significa retrocesso".

As declarações foram publicadas no perfil do político, horas antes de ele embarcar em uma viagem à China. Rui Costa classificou a operação realizada pela Polícia Federal de "tipo de espetáculo cinematográfico e pirotécnico patrocinado por quem deveria manter e estimular a serenidade que em nada contribui para o engrandecimento brasileiro.

O governador disse ainda que defende a total transparência nas apurações dos fatos, respeita as instituições constituídas mas se disse contrário aos excessos e ao sensacionalismo criado com ampla pirotecnia. "Muitas vezes, temos que redobrar as atenções para perceber se determinados fatos tem intenções legítimas e legais. Afinal, o que está por trás de tudo isso? Quais as verdadeiras intenções? Este tipo de ação é realmente legal? São estas questões que precisam ser respondidas", salientou.

Como a Lava Jato chegou a Lula

UOL Notícias