Topo

MP pede também quebra de sigilo fiscal de Lula e dados da Lava Jato

Lula discursa na quadra do Sindicatos dos Bancários, em São Paulo, após depor à PF no último dia 4 - Nilton Fukuda - 4.mar.2016/Estadão Conteúdo
Lula discursa na quadra do Sindicatos dos Bancários, em São Paulo, após depor à PF no último dia 4 Imagem: Nilton Fukuda - 4.mar.2016/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/03/2016 19h47

No pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) também solicita a quebra do sigilo fiscal do petista para "fins de comprovação da falsidade ideológica" citada na denúncia dos promotores. 

Segundo o documento, a quebra do sigilo entre os anos de 2012 e 2015 se faz necessária para "verificar as declarações da 'cota-parte/unidade autônoma' firmadas pelo ex-presidente e que pertence a outro titular". Os promotores se referem ao apartamento 164-A, do condomínio Solaris, no Guarujá, que eles acusam ser do petista e é motivo da denúncia. Lula nega ser proprietário. 

O MP paulista também pede acesso às provas produzidas pela Operação Lava Jato e à documentação apreendida na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) -- responsável pelo empreendimento no Guarujá (SP) em que Lula é acusado de ocultar a propriedade de um tríplex -- e na construtora OAS na 23ª fase da operação.

Os promotores solicitam ainda acesso à quebra dos sigilos bancário e fiscal da Bancoop, já solicitado pela Justiça anteriormente. No pedido de prisão de Lula, os integrantes do MP afirmam que a ligação de Lula com a cooperativa é "visceral, porquanto já em seu primeiro mandato vociferava para quem quisesse ouvir que a Bancoop era o modelo habitacional ideal para os brasileiros". Isto, segundo o documento, mostraria a "ligação umbilical" de Lula com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT preso desde abril do ano passado na Operação Lava Jato e condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

O pedido será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, que ainda não tem prazo para fazê-lo. 

Entenda as acusações do MP contra Lula sobre o tríplex

UOL Notícias