Topo

Deu no Google Maps: "Sítio dos amigos de Lula" é local marcado em Atibaia

Reprodução / Google Maps
Imagem: Reprodução / Google Maps

Do UOL, em São Paulo

21/03/2016 22h10

Se você digitar “Sítio dos amigos de Lula” na plataforma Google Maps, acredite, encontrará local marcado na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo.

É claro que tudo pode ser apenas uma brincadeira, uma vez que os mapas são "bem colaborativos e dinâmicos", explica a assessoria de imprensa da empresa, e a discussão em torno do terreno tem sido manchete nos noticiários.

A chácara está marcada em rodovia sem nome e tem seis avaliações – todas de internautas com manifestações contrárias ao ex-presidente.

“Muito top esse sítio do Lula, com direito a torre exclusiva da Oi! Recomendo. Ali é o único lugar onde o 3G funciona corretamente no Brasil”, diz um usuário. Outro faz comentário agressivo: “Lugar ótimo, dizem que naquele mato ao redor pode-se encontrar um dedo".

O Google também informa que “qualquer usuário pode submeter qualquer marcação ao processo de avaliação através do botão 'reportar um problema'", caso queira que o local seja retirado dos mapas.

Justamente por ser colaborativa, a plataforma também já rendeu gafes engraçadas. Na Espanha, mais precisamente na região da Galícia, a tradicional “Feira do Grelo” (que celebra a agricultura local) teve o nome traduzido do galego para o espanhol e virou “Festival do Clítoris”, por exemplo.

É dele ou não é?

A Polícia Federal afirma que existem indícios de que um sítio em Atibaia pertença à família de Luiz Inácio Lula da Silva, e não aos donos Fernando Bittar e Jonas Suassuna, como consta na escritura da propriedade. O ex-presidente nega.

"O sítio, além de servir para que amigos de longa data pudessem frequentar e conviver, também serviu para receber parte do acervo presidencial entregue ao ex-presidente Lula pela Secretaria da Presidência da República ao final do seu mandato, como foi idealizado por Jacó Bittar – que é amigo de Lula e companheiro na política há mais de 35 anos", responde a assessoria do Instituto Lula.

Curioso notar que na marcação do Google a chácara não é atribuída a Lula, mas a seus amigos, o que corroboraria com a sua defesa.