Topo

Dilma afirma que tirar governo não vai pacificar país

GOVERNO E OPOSIÇÃO DISPUTAM VOTOS EM VALE-TUDO POLÍTICO

UOL Notícias

Do UOL, em São Paulo

05/04/2016 11h03

A presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta terça-feira (5) que uma eventual mudança de governo não será suficiente para pacificar o país e que o Brasil precisa de “um pacto pelo diálogo”. "Nenhum governo conseguirá governar o Brasil se não tiver um pacto pelo diálogo, pela estabilidade política."

Ela reclamou das tentativas da oposição de questionar sua vitória nas eleições de 2014 e de interromper seu mandato. Alvo de um processo de impeachment que tramita na Câmara dos Deputados, a presidente teve sua defesa apresentada ontem pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.

"Criaram toda sorte de problemas. Aí, acham que, ao tirar um governo legitimamente eleito, esse país vai ficar tranquilo, vai ser pacificado. Não é. Quando você rompe um contrato dessa magnitude, que é base do presidencialismo, você rompe contratos em geral, rompe a base da estrutura democrática do país. A instabilidade pode permanecer de forma profunda e extremamente danosa. Quando você tem responsabilidade diante do país, você não cria tumulto desnecessário, sem base.”

Dilma citou a instabilidade política como uma das causas da crise econômica e afirmou estar disposta a dialogar. "O governo está inteiramente disposto a abrir o diálogo."

A presidente ironizou a ideia de convocação de eleições gerais, dando a entender que considera difícil que os parlamentares aceitem abrir mão de seus mandatos. “Não rechaço nem aceito [a proposta]. Convence a Câmara e o Senado a abrir mão de seus mandatos. Aí vem conversar comigo.”

Ela também disse que não deve promover mudanças ministeriais antes da votação do processo de impeachment.