Topo

Com ajuda de ex-ministro de Dilma, AM é o 1º Estado 100% a favor do impeachment

Do UOL, em São Paulo

17/04/2016 19h09

Amazonas foi o primeiro Estado a ter 100% de deputados a favor do impeachment. Seus oito parlamentares optaram pela abertura do processo do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Dos oito políticos, a principal surpresa foi Alfredo Nascimento, que aproveitou para anunciar que deixava a presidência do PR por discordar da opinião da legenda, que defendia o voto contra.

Um dos primeiros aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ex-ministro dos Transportes do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), Nascimento foi um dos primeiros ministros de Dilma a enfrentar acusações de corrupção durante sua gestão.

Em julho de 2011, pouco mais de sete meses após ela tomar posse, ele deixou o ministério após ser acusado de participar de um esquema de corrupção dentro do Ministério dos Transportes. O deputado nega as acusações. A saída de Nascimento e de outros ministros também suspeitos de corrupção foi chamada pela presidente, à época, de “faxina ética”.

Rondônia foi o Estado seguinte a votar e viu também seus oito deputados votarem pelo impeachment (veja aqui o placar online da votação na Câmara dos Deputados).