Topo

Anastasia critica Dilma: "senhora do bem que paira acima dos anjos"

Ricardo Marchesan

Do UOL, em Brasília

04/05/2016 17h01

Em seu parecer, apresentado nesta quarta-feira (4), o relator da comissão do impeachment no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), afirma que a linha da defesa da presidente Dilma Rousseff pretende atribuir a ela "um salvo-conduto para que transite pela história como a senhora do bem, que paira além da linha dos anjos".

No documento, favorável à abertura do processo de impeachment, Anastasia também cita a "impopularidade" de Dilma e "condutas veiculadas em áudios e delações", ainda que para dizer que esse não é o objetivo da ação.

"Não se trata, aqui, de contrastar o mandato da senhora presidente da República com índices críticos de impopularidade; com o sentimento de rejeição, latente ou explícito, que se alastra em redes sociais irosas ou moderadas; com eventuais condutas veiculadas em áudios e delações; nem com quaisquer persecuções por condutas que não se relacionem ao exercício do seu munus presidencial", afirma.

No parecer, Anastasia afirma ainda que a presidente, desde o início do pedido de impeachment, faz discursos em "todas as tribunas institucionais" para "desconstrução da legitimidade do impeachment".

Em sua conclusão, o relator afirma que as alegações da defesa e do governo de que o processo de impeachment seria um golpe são alegações "irresponsáveis",

"Cabe refutar as insistentes e irresponsáveis alegações, por parte da denunciada, de que este processo de impeachment configuraria um 'golpe'", diz no documento. "Nunca se viu golpe com direito a ampla defesa, contraditório, com reuniões às claras, transmitidas ao vivo, com direito à fala por membros de
todos os matizes políticos, e com procedimento ditado pela Constituição e pelo STF".