Topo

"É um dos momentos mais tristes da democracia brasileira", diz Cardozo

"A história registrará como um dos momentos mais tristes da democracia brasileira" - Ueslei Marcelino/Reuters
"A história registrará como um dos momentos mais tristes da democracia brasileira" Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

12/05/2016 07h55

Após atuar na defesa da presidente Dilma Rousseff em todas as fases até do processo de impeachment, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, afirmou que o afastamento de Dilma pelo Senado é “um dos momentos mais tristes da democracia brasileira”.

Cardozo reafirmou nesta quinta-feira (12) aos senadores que a presidente não cometeu crimes de responsabilidade e que, por isso, o processo de impeachment equivale a um golpe de Estado.

“Acredito que [o impeachment] será registrado como uma ruptura institucional com uma Constituição que lutamos tanto para ter. A história registrará como um dos momentos mais tristes da democracia brasileira. Um momento em que a democracia foi golpeada”, disse, em rápida entrevista após a votação no Senado que aprovou a abertura do processo por 55 votos a 22.

O ministro disse que vai continuar atuando na defesa da presidente no Senado, mesmo após sua destituição da AGU, dada como certa no governo Temer. “Espero que a verdade venha à tona. As acusações não procedem. Todos sabem disso. No entanto, foi uma decisão política, tomada à revelia da Constituição”, disse.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou ser possível Dilma conseguir barrar sua condenação definitiva pelo Senado, para a qual são necessários 54 votos.

“Se o governo Temer for de crise e tiver problemas de rejeição, de popularidade, isso aqui pode virar”, disse.

“Tem muitos senadores que disseram estar votando na admissibilidade. E a gente sabe que se muda a opinião pública, muda o voto do senador também”, afirmou Lindbergh.

Comissão e STF

O presidente da comissão do impeachment no Senado, Raimundo Lira (PMDB-PB), afirmou que os líderes dos partidos e os membros da comissão se reúnem na tarde desta sexta-feira (13) com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, para definir o rito da próxima fase do processo no Senado.

Como presidente do Supremo, cabe a Lewandowski decidir sobre recursos de senadores nesta fase do processo e também presidir a última sessão de julgamento, quando o Senado vota pela condenação ou absolvição da presidente.

Lira afirmou que, neste momento, não é possível prever quanto tempo vai durar o processo. Dilma fica afastada até o fim do processo, ou por um período máximo de 180 dias.

O Senado afastou Dilma da Presidência. O que acontece agora?

UOL Notícias