Topo

Dilma: fim da CGU é tentativa de tornar a transparência "opaca"

Do UOL, em São Paulo

30/05/2016 21h35

Ao comentar o pedido de demissão do ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) afirmou na noite desta segunda-feira (30) que a criação do ministério "foi uma tentativa de tornar obscura e opaca, a transparência" dos atos do governo federal.

"Nós nunca tivemos afastado um ministro controlador geral da União. Nunca um ministro, em nosso governo, deixou de fazer sua função que a é de dar transparência ao governo", afirmou Dilma, em discurso na na UnB (Universidade de Brasília), durante o lançamento do livro "A resistência ao golpe de 2016", de diversos autores.

Em áudio gravado pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e divulgado pelo programa "Fantástico", da TV Globo, Silveira aparece orientando o executivo e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em relação a como agir perante as investigações da Lava Jato. Em sua carta de demissão enviada na noite desta segunda ao presidente interino Michel Temer (PMDB), Silveira afirma que optou pela demissão para que "nada atinja" a conduta dele.

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle foi criado pela gestão de Temer e absorveu as funções da extinta CGU (Controladoria Geral da União), criada durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. 

Dois motivos

Em seu discurso, Dilma reiterou que há "um golpe de estado" em curso no país, e afirmou que haveria dois motivos para seu afastamento da Presidência da República. Parar as investigações da Operação Lava Jato e interromper o processo de inclusão social instituído pelos governos do PT, disse a presidente afastada.

"As gravações que dizem tanto, não dizem respeito aos decretos suplementares ou ao Plano Safra. Não há uma única palavra a esse respeito. Há fartas palavras sobre o medo que eles sentem de que seus crimes que sejam desvendados," afirmou Dilma. "Não foi a imprensa internacional que deixou claro que havia golpe. Foram os próprios golpistas nas gravações que deixaram claro que houve golpe", disse a presidente afastada.