Topo

'CGU foi destruída', diz ex-ministro de Dilma sobre controle de corrupção

UOL Notícias

Do UOL, em São Paulo

31/05/2016 20h54

A presidente afastada, Dilma Rousseff, divulgou nesta terça-feira (31) mais um vídeo em sua página no Facebook criticando o que chama de "desmonte" de órgãos públicos. O alvo desta vez é a "extingção" da CGU (Controladoria Geral da União). "Destruíram a instituição, que está sendo desmontada."

"Estamos preocupados com o futuro da transparência e do combate à corrupção no País", afirma o ex-ministro da CGU Jorge Hage. "Imaginei que aquilo que vinha sendo feito de aprimoramento da transparência pública, da Lei Anticorrupção, da instauração de processos para punir também o corruptor fosse continuar, mas o governo provisório extinguiu a CGU."

Jorge Hage foi o ministro da CGU durante o primeiro mandato da presidente Dilma, entre 2011 e 2015. Ele lamentou, no vídeo, que uma instituição que foi "referência internacional no controle de gastos e no combate à corrupção".

"É triste ver no que a CGU, com nome trocado, se transformou, com servidores fazendo uma 'faxina' na porta do órgão", afirmou Hage.