Topo

TJ-MG decreta prisão preventiva de ex-secretário de Antonio Anastasia

O ex-presidente do PSDB de Minas Gerais, Narcio Rodrigues - Uarlen Valério/O Tempo/Estadão Conteúdo
O ex-presidente do PSDB de Minas Gerais, Narcio Rodrigues Imagem: Uarlen Valério/O Tempo/Estadão Conteúdo

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

08/06/2016 21h22

O TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) converteu nesta quarta-feira (8) em prisão preventiva, sem prazo, a detenção do ex-deputado Nárcio Rodrigues, que foi secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, durante a gestão do então governador de Minas Gerais, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), atual relator da comissão do impeachment no Senado.

Rodrigues, que já ocupou a presidência do PSDB de Minas Gerais, está detido na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, desde 30 de maio.

A mudança do caráter da prisão foi pedida pelo MP (Ministério Público) de Minas Gerais. Outras seis pessoas presas envolvidas no caso, entre ex-servidores, consultores e engenheiros, também tiveram as suas prisões temporárias convertidas para preventiva.

A Justiça investiga o desvio de verba pública que deveria ser destinada à Fundação Hidroex, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, entre 2012 e 2014, pasta que Rodrigues comandou entre 2010 e 2014. A fundação desenvolvia, em Frutal (MG), um centro de pesquisas de recursos hídricos. A estimativa é que tenham sido desviados R$ 14 milhões.

A decisão da TJ-MG foi divulgada por volta de 19h30, pela assessoria da corte. A reportagem do UOL telefonou instantes depois para o telefone fixo do escritório Sânzio Nogueira, que faz a defesa de Rodrigues, e voltou a ligar às 20h25, mas as ligações não foram atendidas. Foi enviada mensagem por email, além de tentativa de contato pelo celular do escritório por volta do mesmo horário.