Topo

Ibope: Greca (PMN) e Fruet (PDT) empatam em disputa pela Prefeitura de Curitiba

Prefeitura de Curitiba
Imagem: Prefeitura de Curitiba

Vinicius Boreki

Colaboração para o UOL, em Curitiba

11/07/2016 20h59

Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (11) mostrou que a disputa pela Prefeitura de Curitiba deve ser acirrada e, no momento, conta com um empate técnico. O ex-prefeito Rafael Greca (PMN) lidera a pesquisa com 21% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito Gustavo Fruet (PDT), com 18% – diferença dentro da margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Na sequência, aparece o deputado estadual Requião Filho (PMDB), somando 16%.

28.out.2012 - Gustavo Fruet fala à imprensa após vencer a disputa pela Prefeitura de Curitiba, no Paraná. Com apoio do PT, o advogado e ex-deputado federal reverteu o resultado do primeiro turno e superou o empresário e deputado federal Ratinho Junior (PSC) - Heuler Andrey/UOL - Heuler Andrey/UOL
Gustavo Fruet fala à imprensa após vencer a disputa pela Prefeitura de Curitiba
Imagem: Heuler Andrey/UOL
Prefeito da capital paranaense entre 1993 e 1997, Rafael Greca disputou as últimas eleições, mas não passou para o segundo turno. Já Fruet se elegeu, vencendo o deputado federal Ratinho Júnior (PSC) por 60,65% contra 39,36% dos votos no segundo turno.

Vinculado ao PMN, Greca foi integrante do PMDB por 12 anos e deixou o partido em setembro do ano passado com o objetivo de disputar a prefeitura.

15.out.2012 - O candidato derrotado nas eleições em Curitiba, Rafael Greca (à dir.), anuncia apoio à candidatura de Ratinho Junior (PSC) no segundo turno das eleições na capital paranaense - Divulgação - Divulgação
O candidato às eleições em Curitiba, Rafael Greca
Imagem: Divulgação
Também aparecem no levantamento os pré-candidatos Ney Leprevost (PSD), com 5%; Luciano Pizzatto (PRTB), Maria Victória (PP) e Tadeu Veneri (PT) somam 3%; e Paulo Martins (PSDB) está com 2%. Todos estão tecnicamente empatados, por conta da margem de erro de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Indecisos

Realizada entre os dias 2 e 6 de julho, a pesquisa estimulada contou apenas com os nomes propostos na sondagem. O levantamento revela um grande número de eleitores indecisos, sendo que 20% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo. Outros 9% não souberam responder a pesquisa. A pesquisa foi encomendada pela Rádio e Televisão Iguaçu S.A/Rede Massa.

Rejeição

A pesquisa também levantou o índice de rejeição de cada candidato. Entre os candidatos que o eleitor não votaria, aparece Requião Filho (PMDB), com 37%; na segunda colocação, aparece Gustavo Fruet (PDT), com 32%; Maria Victória (PP) soma 22%, seguida por Rafael Greca (PMN), com 21%, Ney Leprevost (PSD), com 17%, Luciano Pizzatto (PRTB) e Tadeu Veneri (PT), com 15%, e Paulo Martins (PSDB), com 10%.

Cenário de segundo turno

O Ibope simulou um cenário de segundo turno entre o ex-prefeito Rafael Greca (PMN) e o atual, Gustavo Fruet. Greca soma 42% das intenções neste cenário, enquanto Fruet conta com 32%. Desse total, 20% optaram por votar em branco, enquanto 7% estão indecisos ou preferem não responder.

O Ibope entrevistou 805 eleitores entre os dias 2 e 6 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Encomendada pela Rádio e Televisão Iguaçu S.A / Rede Massa, a pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Curitiba sob o protocolo n º PR05852/2016. O nível de confiança do levantamento é de 95%.