Topo

"É muita bobagem falar em 2018. Estamos em 2016", diz Lula

No evento, Lula criticou a atual falta de tolerância na sociedade - Carlos Eduardo Cherem
No evento, Lula criticou a atual falta de tolerância na sociedade Imagem: Carlos Eduardo Cherem

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

07/09/2016 01h06

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu “maior tolerância” na política e disse ser uma “bobagem” falar em eleições presidenciais este ano. Lula discursou durante cerca de 15 minutos para uma plateia de 7 mil pessoas reunidas no estádio do Mineirinho, em Belo Horizonte, em evento organizado pelo Levante Popular da Juventude.

“É muita bobagem falar em 2018. Nós estamos em 2016”, afirmou o ex-presidente. No discurso, Lula defendeu ainda que  "a sociedade justa que a gente quer criar é uma sociedade da tolerância. Vamos mostrar que a gente sabe conviver democraticamente. Se eu estava triste hoje e escolhi vir aqui, posso dizer que vocês me ajudaram a voltar para casa com ânimo”.

Para a plateia quase que totalmente constituída por jovens, o petista disse que seriam eles que teriam de assumir os rumos da política no país. “Eu quero dizer a eles que me perseguem que o problema não sou eu. Já tô velhinho. O problema deles são vocês. Eles têm que aprender que, se querem ser presidente desse país, têm que ir para rua e disputar o voto, e não dar um golpe parlamentar", afirmou.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também esteve no evento. Ele disse que "o povo foi afastado do poder pelos golpistas, mas que a história não ficará assim. Vamos tirá-los do poder. E vamos fazer isso com eleições diretas. Não teremos nem presente nem futuro digno com essa ditadura disfarçada de democracia”.

Já o governador Fernando Pimentel declarou que "é a rebeldia da juventude que dá o ânimo para os políticos seguirem em frente. Nós vamos continuar recebendo e apoiando os jovens aqui em Minas com muita alegria. Aqui não é com bala de borracha que recebemos a juventude. É com carinho que vamos receber vocês”.