Topo

Prefeito de Curitiba decreta recesso de 3 dias para economizar água e luz

Fruet não avançou ao segundo turno na eleição municipal de outubro - Heuler Andrey/UOL
Fruet não avançou ao segundo turno na eleição municipal de outubro Imagem: Heuler Andrey/UOL

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

26/12/2016 16h31

A nove dias de deixar o comando do Executivo municipal em Curitiba, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) decidiu transformar em recesso os próximos dias 28, 29 e 30 na administração municipal.

A decisão está contida no decreto 1365, publicado no último dia 22 no Diário Oficial do Município, e teve como justificada o “princípio da economicidade no serviço público” em gastos como energia elétrica, água, transporte, serviços de telefonia e material de consumo, entre outros.

O decreto salienta que o período de recesso é marcado pela “efetiva redução do público que busca atendimentos de rotina nos órgãos da administração municipal” por conta de Natal e Ano Novo.

Ele também autoriza autarquias, fundações e empresas públicas a adotarem o recesso nesses dias, mas deixando de fora serviços considerados essenciais – como a coleta de lixo, o atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e em hospitais municipais, a Guarda Civil e os servidores responsáveis por fechar a folha de pagamento.

A assessoria de imprensa da prefeitura reforçou que “é baixíssima a procura nesse período” pelos serviços municipais e salientou que a decisão acompanha outros poderes, já que o governo do Estado, o Legislativo estadual e o Tribunal de Contas do Paraná adotaram o recesso entre o Natal e Ano Novo.

O recesso no serviço público estadual também foi decretado semana passada, mas por um período maior que o da Prefeitura de Curitiba: ele vale desde esta segunda (26) até a próxima sexta-feira (30) –excetuados também serviços essenciais, como hospitais e delegacias.

Candidato à reeleição este ano, Fruet não avançou para o segundo turno ao obter a terceira colocação, com 20,03% dos votos. O segundo turno foi vencido por Rafael Greca (PMN), candidato que contou com o apoio do governador Beto Richa (PSDB).