Topo

Vice anuncia corte de 68% dos cargos comissionados na Prefeitura de BH

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

01/01/2017 20h31

O vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac (Rede), anunciou neste domingo (1º), durante a transmissão de cargos na sede da Prefeitura que serão demitidos 2.800 pessoas, 68% dos cerca de 4.100 cargos comissionados na administração municipal. Os atos de exoneração serão publicados em edição especial do Diário Oficial do Município, que vai circular nesta segunda-feira (2).

A decisão acontece 24 horas após publicação de decreto do agora ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB), publicado neste sábado (31), último dia de sua administração, aumentando em 25,86% os salários do prefeito, vice-prefeito, assessores especiais e técnicos especializados.

O vice-prefeito, que será empossado nesta segunda-feira (2) como secretário de Governo da administração Kalil, disse que o “impacto financeiro” do reajuste do primeiro escalão ainda “será avaliado”.

Durante a transmissão de cargo, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) afirmou que tentava “desesperadamente” colocar em prática suas promessas de campanha. 

“Fomos escolhidos pela maioria da população. Aos secretários aqui presentes, recebam meu recado: tenho poucas qualidades, mas entre elas a palavra e a lealdade. Coloquei a todos os secretários que temos que fazer chegar o dinheiro, ainda tem que chegar a essa massa que precisa", disse Kalil.

Horas antes, durante sua posse, o prefeito Alexandre Kalil (PH) afirmou que “o dinheiro dessa prefeitura não será canalizado para troca de favores, não será canalizado para empregos desnecessários, não será canalizado para coisas que não têm a menor significância”.

“Então, senhores vereadores, muito juízo, muito juízo neste momento. Todos nós precisamos de muito juízo neste momento. Nós vamos reformular a política dessa cidade, e vamos reformular com o que temos, com a palavra que demos a esse povo, com o compromisso que nos levou a esse cargo tão importante”, disse Kalil.