Topo

Baixa visibilidade pode ter contribuído para a queda de avião em Paraty

Teori Zavascki morre em acidente aéreo em Paraty

UOL Notícias

Vinícius Casagrande

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/01/2017 19h05Atualizada em 19/01/2017 21h58

A baixa visibilidade, causada pela chuva em Paraty (RJ), pode ter contribuído para a queda do avião Beechcraft C90 King Air que levava o ministro do STF Teori Zavascki. O aeroporto de Paraty não conta com equipamentos para pouso por instrumentos. Assim, o piloto precisa se localizar e fazer toda a aproximação por meio de contato visual com a pista.

De acordo com os regulamentos de tráfego aéreo brasileiro, o pouso visual só pode ser feito com uma visibilidade horizontal mínima de 5 km e teto de 450 metros. Se as condições do tempo estiverem pior do que esse mínimo, os pousos não podem ser feitos.

No caso do aeroporto de Paraty, no entanto, não é possívefl determinar com precisão quais eram as condições de teto e visibilidade no momento do acidente. O aeroporto não tem torre de controle, tampouco uma estação meteorológica. Nesse caso, a decisão sobre se há condições ou não para o pouso cabe ao piloto do avião.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o avião pertencia à Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras e apresentava certificados de inspeção em dia.

Mesma região onde caiu helicóptero com Ulysses

Ainda é muito cedo para determinar as prováveis causas do acidente, diz Jorge Eduardo Leal Medeiros, engenheiro aeronáutico e professor de transporte aéreo e aeroportos da Escola Politécnica da USP. Ele ressaltou, no entanto, que as condições do clima podem ter contribuído para a queda.

O avião é bom, mas o tempo estava ruim e pode ter prejudicado o pouso. Chuva é ruim em todos os aeroportos, mas em Paraty talvez seja um pouco pior. É só lembrar que o helicóptero do Ulysses Guimarães caiu naquela região também com o tempo ruim.

Ulysses Guimarães desapareceu em 12 de outubro de 1992. O helicóptero onde estava caiu após sair de Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo. Seu corpo não foi encontrado, mas sua morte foi oficialmente reconhecida.