Topo

Por minutos não salvamos mulher, diz homem que ajudou no resgate de avião de Teori

Homens do Corpo de Bombeiros e voluntários tentaram evitar que avião que levava Teori Zavascki afundasse no mar - Reprodução/Twitter/@Aeroagora
Homens do Corpo de Bombeiros e voluntários tentaram evitar que avião que levava Teori Zavascki afundasse no mar Imagem: Reprodução/Twitter/@Aeroagora

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

19/01/2017 20h57Atualizada em 19/01/2017 20h57

Assim que soube da queda do avião que levava o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, o empresário Elias Ramos Lima correu em direção ao local do incidente, próximo à Ilha Rasa, em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Ele conta que, quando chegou à praia, homens do Corpo de Bombeiros já estavam na água. Ele pegou um barco e foi até o ponto onde estava a aeronave. Segundo Lima, uma mulher pedia socorro.

"Eu vi a mão dela. Ela estava viva; batia na janela do avião", lembra Lima, que tem uma pousada e um restaurante na ilha, que ficam próximos ao lugar da queda.

"Abrimos um buraco na fuselagem [do avião] e passamos uma mangueira de oxigênio, mas ela não respondeu mais. Por dois minutos não salvamos ela", lamenta.

Queda do avião

O avião de pequeno porte caiu no mar por volta das 13h30 desta quinta-feira (19). Chovia na região no momento do incidente.

A aeronave tinha saído do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, em direção a Paraty, com quatro pessoas a bordo, entre elas Teori Zavascki. Também estavam no avião o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do hotel de luxo Emiliano, o piloto Osmar Rodrigues e uma mulher que ainda não foi identificada -- provavelmente a mulher vista por Elias Lima. 

A morte do ministro do STF foi confirmada pelas redes sociais, pelo seu filho Francisco Zavascki. "Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!", postou ele no Facebook. 

morte teori - Facebook - Facebook
Imagem: Facebook
 

Teori Zavascki tinha 68 anos de idade. Nascido em Faxinal dos Guedes (SC), ele foi ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) entre 2003 e 2012. Em novembro de 2012, Teori tomou posse como ministro do STF após a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Teori era o relator dos processos da Operação Lava Jato no STF e iria, agora em fevereiro, homologar as delações premiadas de 77 empresários e funcionários da empreiteira Odebrecht, nas quais são citados centenas de políticos.

Teori Zavascki morre em acidente aéreo em Paraty

UOL Notícias