Topo

O que se sabe sobre o acidente que matou Teori e quais as principais dúvidas

Destroços do avião que caiu no litoral matando ministro Teori Zavascki e mais 4 pessoas - Reprodução/Twitter/@Aeroagora
Destroços do avião que caiu no litoral matando ministro Teori Zavascki e mais 4 pessoas Imagem: Reprodução/Twitter/@Aeroagora

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 18h53

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki e mais quatro pessoas morreram na queda de um avião no litoral do Estado do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19).

O avião de prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo. A queda ocorreu por volta das 13h45, quando o bimotor estava a 2 km de distância da pista do aeroporto de Paraty.

Leia abaixo o que sabe até agora sobre o acidente:

1) Quem morreu no acidente?

Além do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, também morreram no acidente o dono do avião Carlos Alberto Filgueiras, 69, dono do hotel Emiliano; o piloto Osmar Rodrigues, 56; a massoterapeuta Maíra Panas, 23, e sua mãe, a professora Maria Hilda Panas, 55.

2) Quem investiga o acidente e quando saem as conclusões?

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal abriram inquéritos para apurar as causas do acidente do bimotor, que podem resultar em eventuais condenações.

Em paralelo, peritos do Cenipa, órgão da Aeronáutica, realizam investigação independente, cujo objetivo é descobrir eventuais falhas na segurança de voo e prevenir a ocorrência de novos acidentes.

Ainda não há prazo definido para a conclusão das investigações.

3) Foi um atentado?

Apesar das especulações que tomaram conta da internet, não há indícios, até o momento, de que a queda do avião que transportava o ministro Teori Zavascki tenha sido um atentado.

4) O que Teori fazia no voo?

O ministro passaria alguns dias de férias em uma propriedade do amigo Carlos Alberto Filgueiras em Paraty. Os dois começaram uma amizade durante o ano de 2012. Hoje viúvo,Teori se hospedava no Hotel Emiliano, cujo dono era Filgueiras, quando acompanhava sua mulher, que se submetia um tratamento de câncer no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

5) Quais fatores podem ter contribuído para o acidente?

No momento da queda, a região de Paraty estava sob forte chuva, e especialistas apontam este fator como a causa mais provável . Outros fatores serão investigados, como eventuais falhas mecânicas ou humanas.

6) O que as testemunhas relatam?

Testemunhas afirmam que chovia forte no momento do acidente e que o piloto teria feito uma curva, abandonando a aproximação final para a pista de Paraty. Nesse momento, o avião perdeu altitude e se chocou com a água. Pelo menos uma pessoa afirma ter visto uma fumaça saindo da aeronave antes da queda.

Há também relatos de que uma mulher permaneceu viva dentro do avião por pelo menos uma hora após a queda, como mostra o blogueiro do UOL André Barcinski.

7) O bimotor tinha caixa-preta?

Pelas regras da Aeronáutica, o modelo da aeronave não tinha exigência de possuir uma caixa-preta, mas os peritos encontraram um equipamento chamado "gravador de voz" nos destroços do acidente.

O equipamento será submetido a uma perícia, que vai verificar se estava ligado durante o voo, e quais conversas foram armazenadas.

8) Quem estava pilotando o avião?

Rumores surgidos durante esta sexta-feira (20) afirmaram que o avião estaria sendo pilotado pelo empresário Carlos Alberto Filgueiras no momento do acidente. Mas não há informação oficial que confirme essa hipóteseO piloto Osmar Rodrigues era considerado por colegas o mais experiente da rota São Paulo-Paraty

9) O avião estava com manutenção regular?

De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a documentação da aeronave estava regular, com validade até abril de 2022, e a inspeção da manutenção era válida até abril de 2017.