Topo

Piloto de acidente com Teori era considerado o "mais experiente" da rota

Local onde ficava o bimotor que caiu, matando Teori Zavascki e mais quatro pessoas - Aiuri Rebello/UOL
Local onde ficava o bimotor que caiu, matando Teori Zavascki e mais quatro pessoas Imagem: Aiuri Rebello/UOL

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

20/01/2017 13h17Atualizada em 20/01/2017 16h08

Osmar Rodrigues era considerado por colegas que trabalham no Campo de Marte, em São Paulo, o mais experiente da rota São Paulo - Paraty. O profissional possuía 30 anos de habilitação como piloto. Osmar é uma das cinco vítimas mortas do voo que transportava o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki. O acidente ocorreu na quinta-feira (19), no mar de Paraty a poucos quilômetros da pista do aeroporto da cidade.

Além de Rodrigues e do ministro do STF (Superior Tribunal Federal), no acidente aéreo morreram também o empresário Carlos Alberto Filgueiras, Maria Hilda Panas e Maíra Panas.

Conforme apurou o UOL, o piloto do voo que caiu fazia essa rota havia pelo menos 15 anos. "Quando alguém ia voar este trecho conversava com ele, sabia tudo da rota", afirma um piloto do Campo de Marte que pediu para não ser identificado, pois a família de Rodrigues teria solicitado para ninguém por lá falar com a imprensa. "Ele chegou a dar palestra sobre esta rota para os colegas aqui no aeroclube, baita piloto."

Osmar Rodrigues tinha 55 anos, residia em São Bernardo do Campo e era contratado desde 2002 de uma das empresas do grupo Emiliano, que pertence a Carlos Alberto Filgueiras. Sua primeira habilitação de piloto foi expedida em 1987, para pilotar aviões privados. Um ano depois, em 1988, Rodrigues foi habilitado a conduzir aviões comerciais. Desde 2000, ele possuía habilitação para conduzir aviões em linhas aéreas regulares.

 De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as licenças médicas, de pilotagem e a certificação da aeronave específica estavam regularizadas. Em maio, venceria seu certificado médico aeronáutico. Em seu registro na Anac, há uma observação de que o piloto deveria voar utilizando lentes de contato ou óculos.

Osmar é descrito por amigos e pilotos como uma pessoa “extremamente profissional e querido por todos”. Experiente, Osmar também foi instrutor do Aeroclube de São Paulo, localizado no Campo de Marte. O filho de Osmar também é piloto e trabalha para empresas instaladas no aeroporto.

O bimotor que transportava Teori Zavascki deixou o Campo de Marte, em São Paulo, e caiu próximo ao aeroporto de Paraty, em um local conhecido como Ilha Rasa. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.

A manutenção e o estacionamento do bimotor King Air-C eram feitos pela empresa Tag, um hangar particular no Campo de Marte que presta este tipo de serviços.