Topo

Após uma semana de internação, estado de Marisa Letícia ainda é grave

Do UOL, em São Paulo

31/01/2017 13h33

O quadro de saúde de dona Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permanece estável e ela continua em coma induzido. Segundo boletim médico divulgado no início da tarde desta terça-feira (31), ela permanece com “controle neurointensivo, apresentando melhora progressiva dos parâmetros evolutivos neurológicos”.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital Sírio Libanês, ela continua internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sem previsão de alta. O quadro ainda é considerado grave.

Segundo boletim do hospital, "na tarde de ontem, em exame de rotina, foi detectada ao ultrassom a presença de trombose venosa profunda dos membros inferiores. Foi então realizada a passagem de um filtro de veia cava inferior com o objetivo de prevenir a ocorrência de embolia". Do ponto de vista cardiovascular, ela permanece estável.

A ex-primeira dama está internada desde a última terça-feira (24), quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) do tipo hemorrágico.

As equipes médicas que a acompanham são coordenadas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, médico da família Lula há quase duas décadas, e pelos médicos Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.

Doença de Marisa Letícia mata 70 mil pessoas por ano no Brasil

redetv

Operação Lava Jato

Marisa Letícia é ré em uma ação penal, junto com o marido, na Operação Lava Jato. Eles respondem pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht.

Segundo o Ministério Público, Lula recebeu propina da empreiteira Odebrecht por intermédio do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que também virou réu na ação, ao lado do empreiteiro Marcelo Odebrecht, e outras cinco pessoas.

De acordo com a investigação, o dinheiro foi usado para comprar um terreno, que seria usado para a construção de uma sede do Instituto Lula (R$ 12,4 milhões), e um apartamento em frente ao que Lula mora em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo (R$ 504 mil).

A defesa de Lula informou que o ex-presidente aluga o apartamento vizinho ao seu. Além disso, acrescentou que o Instituto Lula funciona no mesmo local há anos e que o petista nunca foi proprietário do terreno em questão.

Segundo os advogados do ex-presidente, a transação seria um "delírio acusatório".

Entenda o AVC

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, mais comum (cerca de 80% dos casos), e o hemorrágico (20%). O primeiro é provocado pela falta de sangue em uma área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o hemorrágico, como o de Marisa, é causado pelo rompimento de um vaso intracraniano que promove uma hemorragia cerebral.

O AVC pode se manifestar por um ou mais dos sintomas. Veja quais são:

- Fraqueza ou formigamento de repente, em um dos lados do corpo

- Dificuldade súbita para falar

- Dificuldade súbita para enxergar ou visão dupla

- Dificuldade súbita para caminhar ou perda do equilíbrio

- Tontura com sensação de que tudo está girando

- Dor de cabeça muito forte, de repente, sem causa aparente