Topo

Delgado diz que ficou com cabelos brancos após entrar na Câmara

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) - Pedro Ladeira/Folhapress
O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Nathan Lopes

Do UOL, em Brasília*

02/02/2017 13h22

Concorrendo à presidência da Câmara dos Deputados pela terceira vez, Júlio Delgado (PSB-MG), disse em discurso que a Casa precisa de alguém que possa resgatar "um pouco o abismo em relação à sociedade". “Eu vim para essa Casa com cabelos escuros, o que restou já ficou branco”, afirmou.

Delgado aproveitou os seus dez minutos de discurso antes da eleição para criticar o atual presidente da Casa e também candidato, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele participa da disputa como candidato avulso, uma vez que seu partido já declarou apoio a Maia.

Ele lembrou que a candidatura de Maia (DEM-RJ) seguia "sub judice" e leu um trecho da decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello que permitiu ao deputado concorrer.

Pouco depois de se lançar à disputa, foi Delgado teve a iniciativa de recolher as assinaturas dos outros três pré-candidatos --Rogério Rosso (PSD-DF), Jovair Arantes (PTB-GO) e André Figueiredo (PDT-CE)-- para apresentar ao STF (Supremo Tribunal Federal) um mandato de segurança contra a candidatura de Rodrigo Maia.

Na quarta-feira (1º) à noite o ministro Celso de Mello liberou Maia para concorrer.

*Colaborou Paula Bianchi