Topo

Em meio a denúncias, ministro Padilha passa por cirurgia em Porto Alegre

Eduardo Anizelli/Folhapress
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Flávio Ilha

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

27/02/2017 09h35Atualizada em 27/02/2017 22h38

O ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha passou por uma cirurgia, no meio da tarde desta segunda-feira (27), no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para retirada da próstata.

Padilha, que está em licença médica desde a semana passada, foi internado na noite de domingo para a cirurgia.

A previsão é de que o ministro permaneça internado, em recuperação, até a próxima quinta-feira (2) e que retorne a Brasília para reassumir suas funções no dia 6 de março. No dia 20 de fevereiro, Padilha passou mal e teve de ser internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, para tratar de uma obstrução urinária. O diagnóstico foi de hiperplasia prostática, ou seja, aumento da próstata.

O ministro está desde a quinta-feira (23) em Porto Alegre para a realização de exames pré-operatórios. Em novembro do ano passado, Padilha já havia sido atendido pelo serviço médico do Palácio do Planalto devido a um pico de pressão que o deixou afastado do cargo por dois dias. Exames não constataram problemas cardíacos. Em setembro o ministro também registrou alta na pressão arterial, com licença médica de cinco dias.

A permanência de Padilha no governo, entretanto, é incerta. Na semana passada, o ex-assessor especial da Presidência, José Yunes, disse em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR) que foi usado como "mula" por Padilha em setembro de 2014 para intermediar a transferência de um pacote do doleiro Lúcio Funaro. O pacote teria uma parte não especificada de um pagamento de R$ 10 milhões cobrados pelo então vice-presidente Michel Temer da construtora Odebrecht, para a campanha eleitoral de 2014.

A mesma versão consta da delação premiada do ex-executivo da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Yunes, que depôs espontaneamente à PGR, afirmou também que está disposto a participar de uma acareação com Padilha para esclarecer o suposto repasse de dinheiro da Odebrecht para campanhas eleitorais do PMDB. Um depoimento de Padilha precisaria de autorização do STF, já que o ministro tem foro privilegiado.

Em nota oficial, Temer admitiu o pedido, mas disse que a doação foi “legal e registrada na Justiça Eleitoral”. O ministro Eliseu Padilha não comentou o caso.

Por que a delação da Odebrecht aterroriza os políticos?

UOL Notícias